emergência no Pinheiro

Rota e transporte de moradores estão definidos

Por Com assessoria 15/01/2019 - 14:01

ACESSIBILIDADE

Foto: Bruno Fernandes
Foto: Bruno Fernandes

O Plano de Contingência elaborado pela Defesa Civil Estadual já traçou rotas e ações para a evacuação do bairro do Pinheiro, em Maceió. Segundo o titular do órgão, major Moisés Melo, agora, o necessário é viabilizar os treinamentos. 

"O Plano referente aos órgãos estaduais está completamente estruturado, está tudo formatado e com todas as ações e rotas alinhadas. Vamos, agora, viabilizar os treinamentos necessários. O Estado está atuando com todas as suas forças e estamos, inclusive, viabilizando equipamentos para a utilização em qualquer necessidade”, informou.

Para fortalecer as ações no bairro do Pinheiro em relação ao surgimento das fissuras, representantes do Poder Executivo Municipal, Estadual e Federal estão reunidos para viabilizar a conclusão dos estudos e, posteriormente, a adoção de medidas estratégicas.

O alinhamento deste trabalho foi a pauta da reunião realizada nesta terça-feira, 15, na sede da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, com a participação de técnicos da Defesa Civil Municipal, Estadual e Nacional, além de representantes do Serviço Geológico do Brasil e da Agência Nacional de Mineração, que são órgãos vinculados ao Ministério de Minas e Energias.

Ao início da reunião, o analista de infraestrutura da Defesa Civil Nacional, Rafael Machado, enfatizou que o "o Plano de Contingência é um instrumento em que consta o compromisso institucional de todas as instituições que podem vir a atuar no âmbito do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil". 

"O município de Maceió está vivenciando uma situação importante de gestão de uma área de risco, então o Plano é fundamental para que haja a organização e planejamento das ações das diversas instituições envolvidas sob coordenação da Defesa Civil de Maceió. Com esse planejamento alinhado, é possível identificar as capacidades de cada órgão – municipal e estadual – e também quais são os pontos em que é necessário o suporte do Governo Federal”, explicou Rafael Machado.

Durante a reunião, o secretário da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, reiterou que a integração entre a Prefeitura, o Governo Estadual e o Governo Federal é fundamental.  

De acordo com o gestor, as demandas em relação ao Plano estão sendo alinhadas para que cada ente governamental adote as medidas necessárias conforme as competências legais previstas pelo dispositivo que prevê a execução do documento operacional e estratégico, caso haja necessidade.

“Em Maceió, desde que as fissuras foram identificadas, mobilizamos as secretarias de serviço para que, em suporte à Defesa Civil, pudéssemos avançar nos trabalhos. Conseguimos o apoio do Governo Federal, por meio da intervenção da Prefeitura, e contamos também com a parceria técnica com o Governo do Estado para a elaboração, de forma preventiva, do Plano de Contingência. Cada órgão tem suas responsabilidades previstas por lei e tudo está sendo alinhado para que, em breve, tudo seja detalhado à população”, disse Lemos.


Encontrou algum erro? Entre em contato