ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura disponibiliza canal de atendimento à população de rua

Por Secom Maceió 13/01/2019 - 09:36

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ferramenta de grande importância para o sucesso dos trabalhos executados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) em Maceió, o telefone 0800 284 8048 para ligações gratuitas disponibilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é o principal canal por onde o maceioense pode contribuir, de maneira direta, com o encaminhamento de pessoas em situação de rua para serviços oferecidos pelo poder público.

Pelo 0800 284 8048, qualquer cidadão pode repassar informações sobre famílias ou pessoas isoladas em situação de vulnerabilidade social nas vias da capital e acionar as equipes especializadas que estão preparadas para atender toda a demanda que vem da chamada “busca ativa”.

A busca ativa é o processo de verificação das necessidades imediatas da pessoa que se encontra em situação de rua. Ela acontece quando as equipes recebem o chamado da população, alertando sobre alguma situação de risco ou informando sobre casos de pessoas que se encontram em situação de fragilidade. É um processo delicado, que envolve diálogo e alguns encaminhamentos, pois o papel do poder público não é retirar à força ninguém das ruas e sim orientar e promover meios para a saída da vulnerabilidade extrema.

“Após ser constatado o risco social, a pessoa que se encontra em situação de moradia nas ruas de Maceió conta com a disponibilidade de diferentes serviços. Entre eles, os relacionados ao acolhimento institucional, o retorno para a cidade de origem e a reinserção no meio familiar. Tudo isso visando o resgate do projeto de vida desta população que faz dos espaços públicos local de moradia”, disse a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

A contribuição com o trabalho da Assistência Social pode ser dada por qualquer pelo 0800 284 8048, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Serviços

São diversos os serviços ofertados pela Semas para população em situação rua. O trabalho geralmente tem início com o Serviço Especializado em Abordagem Social, onde cinco equipes trabalham no atendimento nas ruas de Maceió.

A população de rua em Maceió conta com dois Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) que ofertam assistência especializada e completa à população de rua. Os equipamentos funcionam de 8h às 16h e servem de apoio para higiene pessoal da população de rua. Nos espaços não apenas são encaminhados os usuários para o atendimento nos programas sociais, mas também são oferecidos cultura, lazer e esporte, com oficinas diária de resgate da autoestima e autonomia deste público.

Maceió conta ainda com duas unidades de acolhimento para população em situação de rua. Uma que atende adultos de ambos os sexos e outra Casa de Passagem Familiar, para famílias em situação de rua. Nestes espaços são ofertados alimentação, espaço para higiene pessoal e acolhimento de pernoite. As pessoas atendidas nas unidades de acolhimento são acompanhadas para resgate do projeto de vida.

Além da Semas, a Prefeitura de Maceió têm serviços ofertados para este público por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Consultório na Rua, que leva atendimentos de saúde para a população em vulnerabilidade nas ruas. E ainda o Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP), da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, ligado à Guarda Municipal de Maceió e criado para executar de forma complementar ações e atividades orientadoras e preventivas de segurança comunitária para o segmento social. Todas as secretarias trabalham de forma integrada garantindo mais qualificação no acompanhamento a estas pessoas.

Todos os trabalhos realizados em Maceió são discutidos com o Ministério Público Estadual, por meio do Projeto Crescer com Cidadania, e com os órgãos, entidades e sociedade civil que fazem parte do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua de Maceió.


Encontrou algum erro? Entre em contato