Mandato até 2023

Ifal elege professor Carlos Guedes para reitor

Por Assessoria 13/12/2018 - 14:52

ACESSIBILIDADE

Professor Carlos Guedes comandará o Ifal até 2023 -  Foto: Assessoria
Professor Carlos Guedes comandará o Ifal até 2023 - Foto: Assessoria

O professor Carlos Guedes de Lacerda foi eleito, hoje, o novo reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)  ao vencer, em segundo turno, o processo eleitoral para escolha do titular da instituição e de mais 15 diretores-gerais de campi. O resultado encerrou o pleito que  foi iniciado em 30 de outubro deste ano. Guedes venceu o professor Givaldo Oliveira, pelo percentual de 35,29% a 27.27% e assumirá, a partir de abril do próximo ano, os destinos do Ifal até 2023.

A eleição também definiu os nomes dos diretores dos campi do Ifal em Maceió, Maragogi e Satuba. Na unidade de ensino da capital foi eleito o professor Damião Augusto que obteve 40,53% dos votos contra 25,57% da concorrente, a professora Gisele Loures. No Campus Maragogi foi eleita a docente Sandra Patriota com 37,02% que venceu  o professor Alcides Militão Júnior, este com 34,29%. Em Satuba, elegeu-se diretor-geral, o professor Valdemir Lino com 37,37% ao vencer Harllisson Ferro que somou 35,14%.

O resultado geral da apuração para escolha do reitor do Ifal divulgado pela Comissão Eleitoral Central  indica que o total de votos válidos da comunidade interna, formada por professores, técnicos administrativos e  estudantes, foi de 64,09% do eleitorado. Foram às urnas, 789 docentes, 724 servidores técnicos e 3832 estudantes.

O novo reitor  Carlos Guedes, nasceu na Paraíba exerce, atualmente o cargo de pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e é vice-presidente da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas). Há 24 anos é professor do Instituto Federal de Alagoas. Foi coordenador de curso e diretor-geral do Campus Palmeira dos Índios por duas gestões. 

Durante sua administração, a unidade do agreste alagoano ganhou visibilidade nacional  ao emplacar dois projetos estudantis no quadro Jovens Inventores que integrou o programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão, nos dias 14 e 21 de dezembro de 2013. Outra marca da gestão de Guedes  no Campus Palmeira dos Índios foi a construção do  prédio do curso em nível de bacharelado de Engenharia Civil.

Com o encerramento do processo eleitoral para escolha  do reitor e dos diretores-gerais, o quadro de dirigentes do Ifal a partir de abril do próximo ano ficará da seguinte forma:


Encontrou algum erro? Entre em contato