EM ALAGOAS

Ceal é a penúltima em desempenho financeiro no Brasil

Leilão da companhia acontece próximo dia 19
Por Redação 12/12/2018 - 16:28

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Prestes a ser leiloada, a Eletrobras Distribuição Alagoas está ocupando o penúltimo lugar do ranking de saúde econômico-financeira entre as concessionárias de energia elétrica do País, em levantamento divulgado na terça-feira, 11.

De acordo com dados da TR Soluções, empresa responsável pelo estudo, a distribuidora alagoana fica à frente apenas da Ceron, em Rondônia.

Em primeiro lugar está a Enel Ceará, seguida por Energisa Borborema e Energisa Paraíba. Elas são definidas como as poucas concessionárias que têm capacidade de honrarem os compromissos assumidos.

O estudo se baseia na avaliação de 48 aspectos de acordo com as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre os aspectos está a capacidade das distribuidoras de honrarem suas obrigações, se há caixa suficiente para pagar custos, investimentos, dívidas captadas, expansão e melhoria do serviço prestado.

Paralisação e leilão

Os funcionários da companhia decidiram entrar em greve no próximo dia 19, data em que a estatal será leiloada e privatizada.

A greve em protesto contra a privatização da empresa fará apenas os serviços essenciais serão funcionarem. A paralisação pode ser por tempo indeterminado.

O edital para privatização foi lançado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) após a derrubada da liminar que impedia o leilão pelo Supremo Tribunal Federal (TSE).

A companhia alagoana é última concessionária de energia pertencente a Eletrobras a ser leiloada – quatro outras já passaram por esse processo. Na segunda-feira, a distribuidora do Amazonas foi vendida em leilão.


Encontrou algum erro? Entre em contato