ECONOMIA

Maceioenses consumiram 50% a mais em novembro

Por Redação 12/12/2018 - 14:38

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Índice de Consumo das Família (ICF) de Maceió aumentou 50%, em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado, conforme pesquisa divulgada no começo da tarde desta quarta-feira, 12, pela Fecomércio.

Na variação mensal, em comparação ao mês de outubro, o crescimento do consumo correspondeu a 3,86%. O incremento no consumo é efeito da melhora na renda e da Black Friday.

De acordo com a pesquisa, os consumidores que recebem menos de 10 salários mínimos apresentaram incremento no consumo de 4,16% na variação mensal e 51,62%, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Maceioenses com renda acima de 10 salários mínimos, o consumo variou menos do que a média e dos consumidores com renda menor, apenas 1,07% na variação mensal.

A pesquisa mostra ainda que os consumidores estão menos crentes de que haverá aumentos salariais ou receberá promoção no emprego, quando comparado com o mesmo mês período do ano passado, -2,8%.

A perspectiva do consumo nos próximos meses é de incremento de 0,5% e os consumidores estão 5,9% mais abertos a aquisição de bens duráveis em relação ao mesmo período do ano passado.


Encontrou algum erro? Entre em contato