RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Papa se diz disponível a visitar Coreia do Norte

Por ANSA 18/10/2018 - 14:24

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Papa Francisco expressou sua disponibilidade para viajar à Coreia do Norte, ao afirmar que "certamente" dará uma resposta caso seja convidado "oficialmente" pelo regime de Kim Jong-un.

O líder da Igreja Católica se reuniu nesta quinta-feira (18), no Vaticano, com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que levou um "convite verbal" de Kim. "O Papa disse: 'Darei uma resposta sem condições se chegar um convite oficial e se eu puder ir", revelou o porta-voz de Moon, Yoon Young-chan.

O presidente do partido do chefe de Estado sul-coreano, Lee Hae-chan, já havia dito nesta semana que a visita de Francisco poderia ocorrer na próxima primavera do Hemisfério Norte, entre março e junho de 2019.

Segundo nota da sala de imprensa da Santa Sé, o Pontífice expressou seu "apreço" pelos esforços para "superar as tensões ainda existentes na Península Coreana".

"Foram destacadas as boas relações bilaterais e a contribuição positiva que a Igreja oferece em âmbito social, educativo e sanitário, assim como para a promoção do diálogo e da reconciliação entre os coreanos", acrescenta o comunicado.

A nota, no entanto, não faz referência ao "convite verbal" de Kim Jong-un. Francisco visitou a Coreia do Sul em 2014 e celebrou uma missa em Seul pela reunificação com o Norte


Encontrou algum erro? Entre em contato