de olho

Renan Calheiros já negocia volta à presidência do Senado

Por Com Gazeta do Povo 24/09/2018 - 09:44

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Certo de sua reeleição ao Senado nas eleições de 2018, Renan Calheiros (MDB-AL) já vislumbra também o retorno à presidência do Senado. Segundo o periódico Gazeta do Povo, o senador já abriu conversas com colegas do Senado, especialmente os petistas. 

O reconhecido talento para negociações e articulações políticas pesa a seu favor. Mas, segundo outros senadores, Renan, um dos mais experientes políticos do país, "conhece muito de todos" e "usa isso a seu favor, com jeitinho". 

"Não é ameaça, não passa nem perto de chantagem. Mas todos os lados têm consciência do acordo silencioso que existe. É política", afirmou um senador que já foi procurado por Renan em meio às sondagens pela volta do alagoano à presidência da Casa. 

A eleição para o Senado ocorre a cada dois anos, no início de fevereiro. Renan esteve à frente da Casa de 2012 a 2016 – sua segunda passagem pelo cargo –, quando foi substituído pelo colega de MDB Eunício Oliveira (CE).   

Eunício até gostaria de se reeleger à presidência do Senado. Mas pode precisar driblar alguma resistência interna. Sua gestão não tem sido vista com bons olhos pelos colegas. Renan e ele nunca foram próximos. 

Se toleram pelas exigências políticas. Mantêm as aparências, quando necessário. A avaliação geral é que Renan fica melhor no cargo. 


Encontrou algum erro? Entre em contato