alerta

Secretaria de Saúde investiga supostos casos de cólera

Por Redação 17/09/2018 - 13:44

ACESSIBILIDADE

Bactéria chamada Vibrio cholerae é a responsável por causar a infecção
Bactéria chamada Vibrio cholerae é a responsável por causar a infecção

A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) passou a investigar três casos suspeitos de cólera. São duas crianças de Cajueiro e uma mulher de 67 anos, de Atalaia.

Um monitoramento feito pela Superintendência de Vigilância em Saúde do órgão, no dia 28 de agosto, recolheu uma amostra da água de um rio no município de Porto Calvo que continha a bactéria.

O material foi isolado e levado para análises no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

De acordo com o portal Repórter Nordeste, a moradora de um assentamento de sem terra, apresentou diarreia constante e fortes dores abdominais fora do comum.

Ela deu entrada no hospital da cidade e, como o seu estado de saúde não melhorava, foi transferida para o Hospital Escola Doutor Hélvio Auto, em Maceió.

As crianças de Cajueiro foram atendidas no hospital da cidade e já tiveram alta. A equipe médica colheu sangue para análise que está sendo feita pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen).

O resultado dos exames para comprovar ou não a cólera deve sair nos próximos dias, conforme previsão das autoridades de Saúde.

De acordo com a nota encaminhada pela Sesau no começo de setembro, o último caso de cólera humana, confirmado laboratorialmente em Alagoas foi em 2001, no município de Teotônio Vilela. De 2001 até agora, nenhum caso novo foi confirmado. 

Doença

A cólera é uma doença infectocontagiosa do intestino delgado geralmente transmitida por meio de alimento ou água contaminados.

Uma bactéria chamada Vibrio cholerae é a responsável por causar a infecção de cólera. Essa bactéria, conhecida popularmente como Vibrião colérica, libera uma toxina chamada CTX, que se liga às paredes intestinais, onde ela interfere diretamente no fluxo normal de sódio e cloreto do organismo.

Essa alteração faz com que o corpo secrete grandes quantidades de água, levando à diarreia e a uma rápida perda de fluidos e de sais importantes, os chamados eletrólitos.


Encontrou algum erro? Entre em contato