alagoas

Sindicato denuncia caos da saúde ao Ministério Público

Por Assessoria 14/09/2018 - 11:47

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A realidade dos hospitais públicos de Alagoas é de superlotação, falta de profissionais, leitos e até de medicamentos que são considerados fundamentais para o funcionamento das unidades. 

Nas redes sociais, os mais diversos relatos de familiares de pacientes que apontam para os problemas se acumulam, contrastando com o discurso oficial do Palácio República dos Palmares. Eles pedem até ajuda ao Ministério Público. 

O Conselho Regional de Saúde (CRS) confirma a “crise”, apontando que o quadro vai além, inclusive com pacientes esperando cirurgias há anos, exames suspensos e até procedimentos para o controle do diabetes não podem ser feitos por falta de uma “fita” que custa cerca de R$ 150. 

O Sindicato dos Servidores da Previdência, Assistência Social e Saúde (Sindiprev) aponta que a realidade nas unidades de atendimento de emergência é séria e exige uma solução que até agora, apesar dos alertas, não foi tomada. 

O atendimento nos corredores das unidades, sobretudo do Hospital Geral do Estado (HGE), é recorrente. O esforço que os servidores fazem diariamente não é suficiente para diminuir o sofrimento de que está entre a vida e a morte, diante da enorme carência de profissionais e da falta de condição de trabalho para o atendimento da população.

A falta de medicamentos e insumos nas unidades é um problema que se arrasta desde o início da gestão do governador Renan Filho (MDB). Mesmo chegando perto do fim do governo, servidores e pacientes denunciam que a realidade nas unidades é a mesma.

Sem espaços nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), os pacientes esperam por uma vaga nas macas. Alguns precisam ir à Justiça para ter o direito à vida assegurado, já outros não têm a mesma sorte e acabam morrendo. Há procedimentos abertos pelo Ministério Público que visam investigar o tratamento ofertado à população. Denúncias de familiares ao órgão ministerial apontam para o descaso do Estado. 

O Sindiprev atesta que a carência de profissionais nas unidades de saúde é de 800 pessoas, que poderia ser suprida se os aprovados no concurso da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), de 2014, fossem chamados.


Encontrou algum erro? Entre em contato