julgamento simbólico

Calabar é absolvido da acusação de traição à pátria

Por Com assessoria 23/07/2018 - 09:30

ACESSIBILIDADE

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Domingos Fernandes Calabar foi absolvido da acusação de crime de lesa-pátria. 

A sentença foi pronunciada neste domingo, 22, na cidade de Porto Calvo, depois do julgamento simbólico de uma das personagem mais controversas da história brasileira.

A ação, uma iniciativa do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), tentou responder a pergunta que persiste nos livros de história até hoje: Calabar seria culpado ou inocente do crime de trair seu país? 

O procurador de Justiça Geraldo Magela fez um levantamento histórico da conjuntura que levou a Holanda invadir o Brasil, para mostrar que Calabar cometeu o crime de trair sua pátria ao facilitar que os holandeses entrassem ilegalmente no país.

De acordo com o conselho de sentença, composto por especialistas em história e direito, o portocalvense, ao apoiar a invasão holandesa, acreditava que estava defendendo a liberdade brasileira do domínio de Portugal, já que a Holanda poderia trazer benefícios econômicos ao Brasil.

Os votos dos jurados foram abertos e seguiram a ordem de um sorteio feito pelo juiz Ney Alcântara, que presidiu o julgamento.  

Das 15 pessoas que compuseram o júri, 14 votaram pela absolvição, enquanto o cônsul honorário de Portugal em Alagoas, Edgard Barbosa, optou pela abstenção.


Encontrou algum erro? Entre em contato