inquéritos

Alagoas ocupa a 9º posição do ranking de crimes eleitorais

Por Com Estadão 23/07/2018 - 08:25

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estados do Norte e do Nordeste concentram, proporcionalmente, o maior número de investigações por crimes eleitorais no país no período de uma década. As informações foram publicadas neste final de semana pelo Estadão. 

Na relação, Alagoas ocupa a 9º posição de inquéritos policiais abertos em relação ao número de eleitores. 

Nas últimas seis eleições (2006-2016), Roraima, Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins e Amapá tiveram a maior relação de inquéritos policiais por eleitor no Brasil. A maioria dos procedimentos abertos se refere a compra de voto.

Os números são baseados em relatórios da Polícia Federal obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). 


Procuradores eleitorais, delegados e presidentes dos tribunais regionais eleitorais apontam que esse tipo de problema é impulsionado pela dependência que essas regiões têm em relação a empregos relacionados à máquina pública. 

Roraima é o Estado que mais registrou esse tipo de ocorrência – 12,9 por cada 100 mil eleitores, em média, na década. 

Para o professor de direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e promotor de Justiça Tácito Yuri de Melo Barros, a crise econômica e a forte dependência dos cargos públicos contribuem para que esse tipo de crime seja comum  nessas regiões. 

“No Norte e no Nordeste essas questões são mais acentuadas, pois têm a ver com as necessidades da população. Às vezes a moeda de troca é ainda mais simples, nem sequer é um bem durável, mas sim comida, um botijão de gás”, diz. 


Encontrou algum erro? Entre em contato