maceió

Prefeitura dá início a festejos juninos em Maceió

Por Assessoria 22/06/2018 - 08:51

ACESSIBILIDADE

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Muito forró e respeito às tradições juninas. Assim foi a abertura do São João de Maceió é Praia, Festa e Forró, na noite dessa quinta-feira, 21. Partindo do Trem do Forró, a festa seguiu no bairro de Fernão Velho com Cavaleiros do Forró, Ana Lôbo e Xameguinho.

“O intuito é resgatar os festejos juninos e o Trem do Forró faz parte da cultura do maceioense. É uma parceria da Prefeitura de Maceió com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Desde já, deixo aqui o meu agradecimento à CBTU que atendeu nosso pedido para que pudéssemos realizar esse passeio até Fernão Velho e curtir a abertura do São João de Maceió com grandes atrações”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Rui reforçou o apoio à cultura dos bairros. “São 32 arraias espalhados por toda Maceió, estimulando as festas de bairro, movimentando os vizinhos, convidando toda a comunidade a participar desse momento tão importante para a nossa cultura. Lembrando que, a partir desta sexta-feira (22), no Estacionamento do Jaraguá, vamos ter muita festa, forró e tradição com apresentações locais e nacionais”, acrescentou o prefeito.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira também destacou a importância do resgate da cultura nordestina. “Estamos abrindo o o São João com chave de ouro, uma programação repleta de bandas locais e nacionais, além de muitos trios pé de serra. Não vai faltar forró na cidade”, frisou Marcelo, que seguiu viagem no Trem do Forró acompanhado da esposa Mariana.

O Trem do Forró é uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a CBTU. “O trem é um marco da nossa cidade, um meio de transporte que ajuda milhões de brasileiros e em Maceió não é diferente. E a nossa parceria com Prefeitura, por meio da Fmac, é de suma importância para o desenvolvimento da nossa cultura”, pontuou o superintendente do órgão, Marcelo Aguiar.

Um dos passageiros mais animados era o comerciante Rinaldo Lins. “O melhor São João de Maceió é no Trem do Forró. Agradeço ao prefeito Rui Palmeira por ter resgatado esse passeio tão popular na nossa terra”, comemorou.

Fernão Velho

A festa em Fernão Velho teve início com Xameguinho. Em seguida, foi a vez dos Cavaleiros do Forró animarem o arraial em um dos mais tradicionais bairros do Maceió. A noite terminou com a apresentação de Ana Lôbo.

“Estamos muito felizes e honrados em sediar a abertura do São João de Maceió. Queremos agradecer à Prefeitura pelo empenho para realizar a festa na nossa comunidade”, ressaltou o pedagogo João Carlos Verçosa, morador de Fernão Velho.

Resgate e estrutura

O presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, aproveitou para ressaltar que o São João em Maceió foi resgatado pela gestão municipal e que a cidade está preparada para receber uma festa deste porte. “É um retorno triunfante. Temos uma cidade linda com um dos litorais mais belos da América do Sul. Há uma rede hoteleira que atende às necessidades dos turistas. E, sobretudo, temos tradição, forró, zabumbeiro e um povo que curte São João. Tudo isso garante a sustentabilidade que uma festa dessa precisa. Espero que aumentem nossas divisas. Enfim, faremos uma festa de grande abrangência, que possibilitará uma competitividade com outros locais de maior tradição”, disse.

Arraial Central

A partir desta sexta-feira (22), dezenas de atrações locais, regionais e nacionais irão participar da festa junina que a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e a empresa Branco Promoções e Eventos realizarão no tradicional bairro do Jaraguá. O evento tem patrocínio do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal.

As apresentações acontecerão em três palcos instalados no estacionamento do Jaraguá e nas Praças Dois Leões e Marcílio Dias até o dia 30 de junho. Confira aqui a programação completa.



Encontrou algum erro? Entre em contato