prêmio

Maceió é um dos grandes vencedores do "Prazeres da Mesa"

Por Com assessoria 19/06/2018 - 13:29

ACESSIBILIDADE

Wanderson Medeiros, Victor Generoso e Jônatas Moreira venceram em três categorias do prêmio Prazeres da Mesa (Foto: divulgação)
Wanderson Medeiros, Victor Generoso e Jônatas Moreira venceram em três categorias do prêmio Prazeres da Mesa (Foto: divulgação)

Maceió desponta no cenário gastronômico nacional com uma nova geração de chefs renomados e modernos bares e restaurantes considerados entre os melhores do país. É o caso do chef Wanderson Medeiros e dos restaurantes Akuaba e Divina Gula, vencedores do mais importante prêmio do segmento, Prazeres da Mesa, que escolhe os melhores do ano na gastronomia brasileira. 

O resultado da premiação, que contou com 32 categorias e votação popular, foi divulgado na noite dessa segunda, 18, durante solenidade no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Os vencedores levaram o prêmio nas três categorias onde foram indicados – o chef Wanderson Medeiros, à frente da cozinha regional do Picuí e dos requintados cardápios de casamento do Espaço W Gourmet, ganhou o título de Banqueteiro do Ano, o Akuaba, comandado pelo chef Jonatas Moreira, é o melhor Restaurante de Cozinha Brasileira e o Divina Gula, com o chef Victor Generoso, o melhor Restaurante da Região Nordeste. 

O Divina Gula também ganhou destaque como a melhor carta de cerveja entre os concorrentes. Já o Maria Antonieta, restaurante de cozinha italiana, levou o prêmio de excelência como melhor carta de vinho.  

A seleção dos finalistas foi resultado de uma pesquisa realizada pela Revista Prazeres da Mesa com 139 profissionais, entre críticos, jornalistas e estudiosos da alimentação de todo o país. As categorias em que as indicações alagoanas concorreram reuniram grandes nomes da gastronomia brasileira de estados como São Paulo, Cuiabá, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e João Pessoa.

De acordo com o titular da secretaria Municipal de Turismo, Jair Galvão, o resultado da premiação reafirma a vocação gastronômica do destino enquanto produto turístico. “A gastronomia de Maceió é um dos nossos mais autênticos cartões de visitas e o segundo motivo que mais atrai turistas para a cidade. Contamos com profissionais de alto nível e grande diversidade de sabores em bares e restaurantes premiados, o que torna a atividade turística ainda mais dinâmica e consistente”, avaliou o gestor.

O destaque nacional, segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Thiago Falcão, é o reconhecimento da vocação gastronômica do destino. “A premiação reflete o quanto a gastronomia alagoana está em crescimento. Costumo dizer que temos o metro quadrado de melhor qualidade em termos de gastronomia, porque temos uma cidade pequena e uma grande quantidade de bares e restaurantes de alto padrão. O reconhecimento destas casas e chefs nos trazem muito orgulho”, comemorou o gestor.

“É a vez de Maceió”

O prêmio contou com apresentação do chef também alagoano Guga Rocha, colunista da revista Prazeres da Mesa e um dos melhores do Brasil. “Vários estados nordestinos já tiveram destaque na gastronomia nacional, agora é a vez de Maceió”, falou o especialista ao anunciar os ganhadores.

A fala de Guga, de acordo com André Generoso, chef e proprietário do Divina Gula, ilustra o sentimento compartilhado por todos os vencedores. “Quando começamos, há 30 anos, o clima era de concorrência no setor. Hoje, com a atuação da Abrasel, temos a oportunidade de construir um novo histórico, com união e reconhecimento. Concorrer com restaurantes de peso e ganhar esse importante prêmio nacional significa que estamos no caminho certo para fazer crescer ainda mais a gastronomia de Maceió”, pontuou.

Neste mês, a cozinha do restaurante especialista em comida mineira foi destaque no programa Fechando a Conta, no programa Mais Você, da Rede Globo. O chef Victor Generoso foi um dos participantes da competição e muito elogiado pelos jurados.

Veja o que foi publicado na revista Prazeres da Mesa sobre os vencedores:

BANQUETEIRO DO ANO

Wanderson Medeiros, W Gourmet (Maceió, AL)

Fugindo do eixo Rio-São Paulo, Wanderson Medeiros, já consagrado pelo restaurante Picuí, também chama atenção por seu trabalho no W Gourmet. Atendendo a aniversários e casamentos até eventos corporativos, o bufê conta com uma equipe afiada e empenhada em oferecer aos clientes uma experiência inesquecível. Assim como em seu restaurante, Wanderson Medeiros prioriza o uso de insumos locais e receitas nordestinas na elaboração dos cardápios do W Gourmet. Além de atender em vários endereços, o W Gourmet também tem casa própria, o Espaço W, que atende até 160 pessoas. Desde o ano passado, o chef desponta como o queridinho das noivas que desejam casar em São Miguel dos Milagres, no litoral norte de Alagoas, e foi o responsável pelas delícias do casamento do comediante Whindersson Nunes.

Outros finalistas:

Alessandra Divani, Divani Gastronomia (São Paulo, SP)

Charlô Whately (São Paulo, SP)

Fasano (São Paulo, SP)

Mazzô França Pinto, Cozinha da Mazzô (São Paulo, SP)

Monique e Pedro Benoliel (Rio de Janeiro, RJ)

RESTAURANTE DO ANO – NORDESTE

Divina Gula (Maceió, AL)

Depois de sair de Minas Gerais rumo a Maceió no final da década de 1980, o casal André Generoso e Cláudia Mortimer conquistou o público alagoano com o Divina Gula. Inicialmente, o restaurante era focado apenas em comida mineira, mas, no decorrer de 30 anos, a casa foi mudando e incorporando receitas de todos os estados do Brasil. Hoje, com mais de 100 pratos, o Divina Gula se destaca pelas criações que une a culinária típica mineira e os insumos alagoanos. Além disso, o restaurante passou por uma intensa reforma no ano passado e, agora, desponta como um dos points badaladinhos de Maceió, sendo quase impossível conseguir uma mesa às sextas-feiras e aos sábados. Infelizmente, Claudia Mortimer nos deixou, no final de 2017, mas seus dois filhos, Vitor Generoso, que hoje divide as panelas com o patriarca da família, André Generoso, e Diogo Mortimer, responsável pela administração da casa, continuam comandando o Divina Gula com maestria, amor e muita alegria.

Outros finalistas

Amado (Salvador, BA)

Casa de Tereza (Salvador, BA)

Cozinha Roccia (João Pessoa, PB)

Origem (Salvador, BA)

Ponte Nova (Recife, PE)

RESTAURANTE DE COZINHA BRASILEIRA

Akuaba (Maceió, AL)

Assim como a própria gastronomia baiana, o restaurante Akuaba, de Maceió, mescla influências africanas, portuguesas e indígenas. Fundado pelos baianos Osvaldo e Vera Moreira, hoje, sob o comando das panelas está o filho, o chef Jonatas Moreira. Mãe e filho formam uma dupla afiada, preparando receitas com peixes e frutos do mar. Ali, é possível encontrar acarajé, peixes grelhados e a deliciosa moqueca. Alguns dias da semana, Jonatas ocupa o espaço Vera Moreira, que fica dentro do Akuaba, para preparar menus autorais, com os ingredientes mais frescos que recebe na semana.

Outros finalistas

A Casa do Porco Bar (São Paulo, SP)

Balaio (São Paulo, SP)

Jiquitaia (São Paulo, SP)

Mocotó (São Paulo, SP)

Tordesilhas (São Paulo, SP)


Encontrou algum erro? Entre em contato