Acompanhe nas redes sociais:

23 de Maio de 2018

Só no site :: Alagoas

16/05/2018 - 12:22:17

Exposição mostra fatos históricos de processos trabalhistas

Assessoria TRE/AL
Foto: Divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região apresenta a exposição "Memórias: Modos de Vida e Trabalho - Redescobrindo o passado através dos processos trabalhistas". Com curadoria assinada pelo Memorial Pontes de Miranda (MPM) da Justiça do Trabalho em Alagoas,  a mostra ficará em cartaz no hall da sede do Tribunal até o final de maio, das 7h45 às 14h30, e em junho, no Fórum Quintella Cavalcanti .

A exposição apresenta fatos ocorridos entre as décadas 1940 e 1970, por meio de processos trabalhistas ajuizados pelas partes na Justiça do Trabalho de Alagoas. A mostra integra a programação do MPM na 16ª Semana Nacional de Museus, de iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

A exposição tem,  ainda,  a finalidade de mostrar os processos além da ótica do Direito, ao evidenciar elementos somente vistos com um olhar historiador, e dessa forma narrar fatos pitorescos e trajetórias incomuns nas relações de trabalho, ocorridos nas décadas de 40, 50, 60 e 70 do século passado.

De acordo com Marta Suseni Lisboa, secretária-geral da Presidência do TRT/AL e curadora do Memorial, a temática surgiu a partir da proposta feita pelo Ibram, cuja  ideia é mostrar a hiper conectividade dos museus através de novas abordagens e novos públicos. "A proposta foi de promover a conexão de personagens do passado com o público atual, utilizando-se dos processos trabalhistas para deles extrair as narrativas sociais, culturais e históricas de um recente passado que se refletem no presente", explicou. 

Segundo Oswaldo Zaidan, que integra a equipe do Memorial, todos os temas escolhidos através dos processos selecionados guardam uma íntima relação com a atualidade econômica, social e política do Estado e do País.  "A intenção é mostrar que o passado pode ser cíclico e retornar aos dias atuais com uma outra roupagem, mas preservando o essencial dos fatos históricos registrados em algum tempo. Vale a pena conferir".

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia