INTERNACIONAL

Kim Jong-un cruzará fronteira a pé para histórica cúpula intercoreana

Por Agência EFE 26/04/2018 - 11:05

ACESSIBILIDADE

Líder Kim Jong-un - Foto: KCNA/DPA/Agência Lusa/direitos reservados
Líder Kim Jong-un - Foto: KCNA/DPA/Agência Lusa/direitos reservados

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, cruzará a pé a linha de demarcação militar que divide as duas Coreias para a realização da histórica cúpula desta sexta-feira. 27, informou hoje, 26, o gabinete da Presidência de Seul.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, esperará por Kim do outro lado da linha divisória, às 9h30 (hora local), e ambos serão escoltados por uma guarnição de honra até o Peace House, o edifício que abrigará a cúpula e que está localizado na margem sul da militarizada fronteira intercoreana.

Dessa maneira, Kim se tornará o primeiro líder norte-coreano a pisar tecnicamente em solo sul-coreano desde o final da Guerra da Coreia (1950-1953), que terminou com um cessar-fogo em vez de um tratado de paz.

O governo de Seul informou que após uma cerimônia de boas-vindas e uma breve conversa informal, a primeira rodada da cúpula terá inicio às 10h30 (hora local).

Entre os nove delegados designados por Pyongyang estão o presidente honorário do país, Kim Yong-nam, o ministro das Relações Exteriores, Ri Yong-ho, e a irmã de Kim Jong-un, Kim Yo-jong, que ocupa o cargo de diretora de propaganda e que já fez uma visita histórica ao Sul, no mês de fevereiro, para facilitar a aproximação.

Após a sessão matinal, os dois presidentes vão almoçar separadamente depois de plantar uma árvore em cerimônia simbólica.

Ao final da reunião, Moon e Kim assinarão um acordo e farão um "anúncio", disse um porta-voz de Seul. "Onde e como será anunciado vai ser determinado pelo conteúdo do acordo", acrescentou.

O banquete, no qual Seul espera a participação da mulher Kim Jong-un, Ri sol-ju, começará às 18h30 (hora local), seguido por uma "cerimônia de despedida" que encerrará a cúpula, de acordo com detalhes divulgados pela Presidência sul-coreana.


Encontrou algum erro? Entre em contato