Acompanhe nas redes sociais:

12 de Dezembro de 2018

Só no site :: Alagoas

16/04/2018 - 10:16:08

Sem-terra pedem desapropriação das terras da Laginha

Bruno Fernandes - Estagiário sob supervisão da Redação
Foto: Cortesia

Trabalhadores rurais ocuparam na manhã desta segunda-feira, 16, a sede da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), localizada no Centro, em Maceió. 

A ação integra a Jornada de Lutas pela Reforma Agrária que reúne desde domingo, 15, milhares de sem-terra na capital alagoana.

De acordo com o representante do Movimento Sem-Terra (MST), José Roberto, o protesto na Sefaz é para cobrar uma posição do governo estadual referente à desapropriação das terras da Usina Laginha, em União dos Palmares.

"Pretendemos sair daqui com uma resposta do secretário ou do governador", disse.

Iteral

O diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, recebeu trabalhadores rurais, na segunda-feira passada, 9, que fizeram uma mobilização pelas ruas de Maceió em prol do desenvolvimento da reforma agrária.

Participaram da reunião lideranças do Movimento Terra Livre, Movimento Unidos pela Terra (MUPT), Frente Nacional de Luta (FNL), Movimento Terra Livre, Trabalho e Liberdade (MTL).

A comissão cobrou agilidade no processo de desapropriação de terras e na negociação com os administradores da Massa Falida do Grupo João Lyra para assentar famílias nas terras da Usina Laginha; além de vistorias em imóveis indicados pelos movimentos; reparos nas estradas de acesso para os assentamentos; solicitação de lonas; apoio para a realização de feiras agrárias e implementos agrícolas; entre outros.

Em nota, o Secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro relatou que fez uma reunião com os líderes dos movimentos e reforçou a disponibilidade para conversar com os movimentos.

“Estamos abertos para o diálogo e sempre a postos para ajudar. Infelizmente esse pedido não pode ser atendido por questões maiores. São informações protegidas por sigilo fiscal, mas demos um encaminhamento às questões em pauta. Marcaremos uma reunião com o governador para definir os próximos passos”, disse.

Também participaram da reunião a Secretária do Tesouro Estadual, Renata Santos, o Secretário Especial da Receita Estadual, Luiz Dias, representantes do Gerenciamento de Crise do Estado e o Diretor Presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas, Jaime Messias.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia