luta contra ela

Hemerson Casado presta homenagem a Stephen Hawking

Por Redação 14/03/2018 - 17:12

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O médico cardiologista Hemerson Casado publicou em seu site uma carta em homenagem a Stephen Hawking, físico britânico, que morreu nesta quarta-feira, 14, aos 76 anos.

Assim como Casado, Hawking é um dos símbolos de luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). "Vou tentar falar o que você representa para mim: eu nunca consegui, verdadeiramente, enxergar a sua doença. Eu sempre te enxerguei como um super-homem das galáxias", escreveu Casado. 

O cardiologista também deixou claro sua admiração pelo britânico.  "Você sempre foi uma inspiração para mim. Não sabias nada sobre mim, mas eu sabia tudo sobre você, onde nascestes, onde estudastes, o que tu escrevias, suas condecorações, etc", destacou.

Stephen Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, e morreu na mesma data do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879).

Hemerson Casado, que atualmente tem 51 anos, foi diagnosticado com a doença em junho de 2012.

Leia na íntegra

Carta a Stephen Hawking

Caro amigo Stephen, eu queria muito que esta carta lhe chegasse em mãos onde quer que você esteja, embora eu tenha a certeza de que você está no céu. Mesmo sabendo que você nunca acreditou no pai do universo, sei que Ele sempre te instruiu a ter o dom de explicar melhor sobre a origem do cosmos, embora você nunca o tenha citado como o grande responsável por tudo e mesmo que você não tenha compreendido bem, que as coisas não aconteceram por acaso e nem sempre foram consequência do caos.

De qualquer maneira, o pai sempre teve orgulho do seu trabalho e da sua inteligência, mas o que ele mais tem orgulho é de sua capacidade de resistir ao longo da sua vida contra essa terrível doença a qual foi acometido.

Vou tentar falar o que você representa para mim: eu nunca consegui, verdadeiramente, enxergar a sua doença. Eu sempre te enxerguei como um super-homem das galáxias. Um super-herói que havia vindo das estrelas. Você nunca me pareceu ser deste planeta. Eu sempre quis acreditar que tudo se tratava de uma fantasia, um disfarce, que você usava para que as pessoas simplesmente não percebessem que você não era daqui. 

Entretanto, no dia que eu fui diagnosticado com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a mesma doença que você tinha sido diagnosticado há muitos anos, eu percebi que eu teria vindo do mesmo planeta que você e que aquela metamorfose, a qual meu corpo estava prestes a sofrer, seria o meu novo disfarce. Eu queria acreditar que tudo era possível a partir daquele momento e que eu teria que fazer tudo para me tornar também um super-homem.

 Você sempre foi uma inspiração para mim. Não sabias nada sobre mim, mas eu sabia tudo sobre você, onde nascestes, onde estudastes, o que tu escrevias, suas condecorações, etc. Tudo. Incrível que você, mesmo neste corpo decrépito e com essa face assustadora, sem falar nada, com sua voz natural, sem mexer um dedo, conseguiu inspirar tantos corações, tantas almas. Eu tenho muito orgulho de sua capacidade de encantar as pessoas. De uma forma científica e humana também. 

Eu gostaria muito de poder falar pessoalmente, mas sei que é temporariamente impossível. Em breve estaremos juntos e poderei finalmente agradecer por tudo que você fez e representou em minha vida. Acho francamente que agora você encontrará de perto tudo o que achou que era a origem do universo. E voltará a ser aluno, porque o professor de todas as coisas estará diante de ti.

Vai em paz, Stephen, e que sua jornada pelo cosmos seja suave e segura como a casca de uma noz. Gostaria que esta carta chegasse às tuas mãos, mas me consola saber que no seu novo endereço eu não preciso deste recurso para me comunicar com você. Em silêncio, com os olhos fechados e através do meu espírito, falarei com você. Fica em paz, Stephen. Tenha certeza de que você não lutou em vão e que eu vou fazer o impossível para que o seu legado tenha sequência. Até breve, amigo!


Encontrou algum erro? Entre em contato