riscos

Chuvas deixam Maceió e Vale do Jacuípe em estado de alerta

Por Redação 19/02/2018 - 09:28

ACESSIBILIDADE

Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

A Defesa Civil Estadual emitiu alerta por conta das fortes chuvas que caem na capital. Apesar da previsão do tempo registrar uma queda pluvial na parte da tarde desta segunda-feira (19) ainda há risco de desabamento em grotas e de transbordamento de rio no Vale do Jacuípe. 

A Prefeitura de Maceió, segundo assessoria de imprensa, segue de prontidão devido ao volume das águas. De acordo com o prefeito em exercício Marcelo Palmeira, que tem coordenado as ações da Defesa Civil Municipal, o monitoramento intensificado tem foco nas áreas de risco. 

“A Prefeitura já conhece os pontos críticos e está acompanhando tudo de muito perto. Nossa equipe está de plantão e, para qualquer necessidade, a população deve acionar a Prefeitura por meio dos telefones 0800 030 6205 ou 3315-1437”, explicou.

Monitoramento

Na Grota do Pau D’Arco, uma mulher ficou ferida e uma criança morreu em decorrência do desabamento de uma residência ocorrido na noite de sábado (17). Vários pontos de alagamento também foram registrados, causando transtornos ao maceioense durante o domingo (18) e na manhã desta segunda-feira (19).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Melo, a situação em alguns municípios também vem sendo acompanhada pelo órgão. 

“Cidades como Marechal Deodoro, Pilar, Capela e São Miguel dos Campos registraram alagamentos, mas sem grandes prejuízos. Em Jacuípe, uma parte da cidade ficou alagada no domingo e uma barreira deslizou, mas a situação já está se normalizando. Mesmo assim, esses municípios vão continuar sendo monitorados, assim como o nível dos rios que estão próximos”, disse.

O major ressalta que a maior preocupação da Defesa Civil Estadual neste momento são as barreiras e grotas de Maceió, que estariam saturadas pela água. “As barreiras da capital estão encharcadas e isso representa um perigo. Estamos levantando os locais com maior risco para tomar as medidas que forem necessárias. E vamos continuar de prontidão para atuar em qualquer emergência”, explicou Melo.

Previsão

De acordo com os dados da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a chuva deve continuar caindo de forma rápida e intensa nesta segunda-feira em toda a Região Metropolitana. Na terça-feira (20), a previsão é de que ela ocorra de forma moderada. Na quarta-feira (21), a expectativa é de céu aberto na maior parte do dia.


Encontrou algum erro? Entre em contato