SEM LEGISTA

Cerca de 20 corpos aguardam liberação no IML de Maceió

Por Redação 22/01/2018 - 09:00

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

É grande o número de familiares de vítimas cujos corpos se encontram no Instituto Médico Legal Estácio de Lima (IML), em Maceió, aguardando liberação para sepultamento. Na tarde deste domingo, 21, mais de 20 estavam no instituto para serem submetidos à necropsia.

Informações extraoficiais dão conta que apenas um médico legista e um técnico trabalham para atender a demanda, o que provoca a demora na liberação dos cadáveres.

A falta de médicos legistas já havia sido denunciada pelo EXTRA há uma semana. O médico legista Luiz Mansur contou à reportagem que não há número suficiente de médicos legistas e técnicos para realização dos procedimentos.

Há duas semanas, a categoria ameaçou entrar em greve caso o governo não tomasse uma atitude perante a situação. Conforme o legista, os órgãos deram um prazo de 15 dias para analisar as cobranças do sindicato da categoria.

Em nota, a chefia do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima informou que o atraso na liberação dos corpos ocorreu devido ao déficit no quantitativo de peritos médicos legistas e técnicos forenses no órgão.

No domingo, 21, durante os exames de necropsia, quando apenas um perito médico legista e um técnico forense encontravam-se de plantão, o técnico veio a sofrer um ferimento no terceiro quirodáctilo esquerdo em uma das mãos, sendo necessário o seu encaminhamento imediatamente para HDT. 

Após o acidente, sem a presença de um técnico forense, os exames de necropsias foram suspensos no horário da tarde.

Os exames foram retomados na manhã de hoje, e a medida em que estão sendo concluídos os referidos corpos estão sendo liberados.

Por fim, a chefia do IML esclarece que o referido problema já foi informado ao Governo do Estado que se comprometeu em contratar a reserva técnica do último concurso da Perícia Oficial.


Encontrou algum erro? Entre em contato