maceió

Itinerários de ônibus podem ser consultados no site da Prefeitura

Por Com assessoria 11/12/2017 - 07:11

ACESSIBILIDADE

Consulta dos mapas das linhas de ônibus - Foto: Divulgação
Consulta dos mapas das linhas de ônibus - Foto: Divulgação

Maceió possui pouco mais de um milhão de habitantes e quase um quarto da população utiliza o transporte público para se locomover na cidade. São mais de 250 mil pessoas que necessitam das informações precisas de horários e itinerários dos coletivos para se programarem.

E foi pensando na ampliação de informações aos usuários de ônibus coletivos que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) passou a disponibilizar a consulta dos mapas das linhas de ônibus e todos os quadros de horários diretamente no site da Prefeitura de Maceió clicando aqui.

Basta escolher a linha desejada, indicando número ou nome e clicar no nome do itinerário. A partir daí, o percurso realizado por aquele coletivo será mostrado no mapa, facilitando a identificação pelos usuários.

“Com isso, esperamos que os usuários possam interagir com a SMTT para construir um transporte público mais completo e eficiente para todos”, afirma o superintendente da SMTT, Antonio Moura.

Aprovado no início de agosto pela Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei nº 3.155 de 2015 inclui, entre os direitos dos usuários de transporte público coletivo, o acesso à informação sobre itinerários, horários e modos de integração em todas as suas modalidades, tanto nos pontos de parada, terminais e estações, como em página da internet ou em aplicativo de celular.

Já mesmo antes da promulgação da lei, a SMTT disponibiliza, por meio dos aplicativos CittaMobi e Moovit, os percursos de todas as 4.275 viagens realizadas diariamente pela frota de 683 ônibus da capital. Basta escolher um dos 1.515 pontos de parada dos coletivos e acompanhar o deslocamento do veículo até a região.

“Também é possível consultar, em tempo real, onde o ônibus está através do computador. Antes mesmo de sair de casa, as pessoas já sabem onde está o coletivo e a estimativa de quanto tempo ele vai chegar, além de receber opções de itinerários e linhas de acordo com o trajeto desejado”, explica o superintendente.


Encontrou algum erro? Entre em contato