Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 997 / 2018

11/11/2018 - 07:30:55

“Faça seu dinheiro trabalhar para você”, aconselha coach financeira

Mirna Borges possui um dos maiores canais de finanças pessoais do País

Bruno Fernandes - Estagiário sob supervisão da Redação
Foto: Divulgação

Milhões de brasileiros estão dispostos a entrar no mundo dos investimentos e enriquecer. Porém o grande desafio é dar o primeiro passo, ainda mais com o fim do ano chegando e uma nova liderança política em 2019. Perder o medo de sair da poupança e se arriscar em algo mais lucrativo é um dos maiores desafios para quem pretende entrar no tão confuso mercado de investimentos. 

É notório que quase todo mundo já se meteu em alguma fria por causa de dinheiro. E nem a coach financeira Mirna Borges, do canal EconoMirna no Youtube, escapou de fazer um mau investimento. A youtuber com mais de 500 mil inscritos, antes de se tornar a “sabe tudo das finanças pessoais”, também cometeu alguns pecados financeiros.

EconoMirna, como é conhecida na internet, abandonou a carreira de engenheira para se dedicar ao canal. Mirna começou a se interessar por finanças após contratar alguns produtos não muitos bons no banco onde era cliente. O arrependimento pelo menos serviu de incentivo para o estudo na área e, posteriormente, para o canal. Pensando nisso, o EXTRA aproveitou sua passagem por Alagoas na última semana e realizou uma entrevista para ajudar a sanar algumas dúvidas para os iniciantes no mercado de investimentos, quem quer poupar dinheiro e os novos bancos digitais. Confira a entrevista:

EXTRA- A “esperança” dos brasileiros com a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) é em relação à economia, que também começou a dar alguns sinais, como a queda do dólar. Com essa próxima fase que o Brasil vai começar a enfrentar em 2019, quando será um bom momento para começar a realizar investimentos?

A melhor hora para investir é aquela que você decide começar a poupar e a investir mensalmente, independentemente do cenário. O importante é colocar o dinheiro para trabalhar a nosso favor o quanto antes, aproveitando a mágica dos juros compostos, os famosos juros sobre juros, e lógico, como um excelente aliado: o tempo. Quanto mais tempo você tiver para deixar o dinheiro trabalhando para você, melhor. 

EXTRA- Ainda falando em investimentos, qual seria a melhor alternativa? Renda fixa, variável, ações?

A melhor alternativa depende muito do seu perfil de investidor e do seu objetivo ao investir. O primeiro passo para começar é pensar na formação da reserva de emergência ou colchão financeiro, um valor destinado para os imprevistos do dia a dia, e os investimentos mais adequados são os de liquidez diária, ou seja, de fácil resgate como tesouro Selic e CDB de liquidez diária. Com o atual cenário político espera-se um aumento ainda maior do índice Bovespa, investir em ações é uma opção, mas não para formação dessa reserva de emergência, pois é um investimento de renda variável com objetivo de médio a longo prazo. 

EXTRA- Fim de ano chegando e muitos jovens estão terminando a faculdade sem saber o que fazer a partir de agora. Muitos tomam como alternativa o mercado de investimentos, porém não possuem experiência. Para esse público em específico, qual seria a forma mais segura de investir e que não exija tanta experiência? 

Eu sempre falo que conhecimento rende os melhores juros, por isso aconselho a aprender antes de investir o dinheiro. Lá no canal Economirna tem vídeos sobre os mais variados investimentos. Para quem está começando agora falamos sobre tesouro direto para formar a reserva de emergência e investir mensalmente para aposentadoria, temos também outros títulos privados interessantes para médio prazo, além de investimentos na renda variável.

EXTRA - Estamos presenciando o boom dos bancos digitais, como Nubank, Inter, Digio, entre outros por oferecerem taxas baixas, ou até mesmo nenhuma taxa nas operações. Mas, o que é preciso levar em consideração no momento de solicitar a abertura de uma conta nessas instituições?

Pesquise quais dos bancos digitais apresentam os melhores serviços e atendimento ao consumidor. Muitos possuem contas digitais, porém nem todos os serviços são gratuitos e ilimitados; no canal Economirna tem uma playlist somente sobre os bancos digitais. Mas existem bancos digitais com todos os serviços gratuitos e também cartão de crédito livre de anuidade, uma baita economia. 

EXTRA - Já é possível abandonar de vez os bancos tradicionais? Ou depende do objetivo do usuário no futuro? Em relação a financiamentos e empréstimos? 

Muitos bancos digitais, por não possuírem agências bancárias, permitem saques em caixas eletrônicos (bancos 24h), é preciso analisar se na sua cidade tem esse serviço para seja possível retirar dinheiro em espécie. Muitas pessoas já abandonaram bancos tradicionais e não sentem nenhuma falta. Existem bancos digitais que já disponibilizam linha de crédito para os clientes tanto com empréstimos pessoais como financiamentos. E quando desejar financiar algo no futuro, basta abrir conta na instituição que oferecer menor taxa de juros.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia