Acompanhe nas redes sociais:

18 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 984 / 2018

14/08/2018 - 19:29:48

Na eleição municipal de 2000, em Maceió, tínhamos à frente do Governo do Estado Ronaldo Lessa (PSB) e do Município de Maceió, Kátia Born (PSB).

Marcelo Bastos Analista político

atos importantes no primeiro turno das eleições em Maceió

1)A prefeita Kátia Born (PSB) foi a mais votada com uma votação de 121.783 votos (43,49%) e seu vice foi o vereador Alberto Sextafeira (PSDB). Em todas as pesquisas do primeiro turno, Kátia liderou a corrida eleitoral em todos os institutos de pesquisas. A divisão da oposição apresentando vários candidatos e com a máquina municipal e estadual a seu favor foram determinantes  para uma fácil vitória de Kátia. 

2)O deputado federal Regis Cavalcante (PPS) foi o segundo colocado com uma votação de 61.695 votos (22,03%) e sua vice foi Cacilda Sampaio (PDT). Durante o primeiro turno, o candidato Regis apareceu durante boa parte da campanha em terceiro lugar nas pesquisas. Mas com um discurso implacável contra a administração de Kátia, com maior tempo no guia eleitoral do que o segundo colocado e apelando para o eleitor para o voto útil, foram fatores determinantes que alavancaram a sua candidatura e colocaram Regis no segundo turno.

3)O deputado estadual Paulão (PT) foi o terceiro colocado com uma votação de 49.310 votos (17,61%) e seu vice foi Eduardo Bomfim (PC do B). Tinha nos sindicatos e movimentos sociais sua base eleitoral. Durante o primeiro turno se manteve em quase todas as pesquisas eleitorais em segundo lugar, porém, com um discurso que não conseguiu empolgar o eleitor e com um tempo limitado no guia eleitoral, foi perdendo terreno para o terceiro candidato que era Regis Cavalcante (PPS) e na reta final foi ultrapassado. 

4)O deputado federal José Thomaz Nonô (PFL) foi o quarto colocado com uma votação de 26.271 votos (9,38%) e sua vice foi Alari Romariz (PTB). Com seis mandatos consecutivos de deputado federal e sempre um dos mais votados, Nonô amargou uma humilhante votação. Seu tempo de se eleger a um cargo majoritário com certeza ficou no passado. 

5)Gerônimo Ciqueira (PPS), mais conhecido como Gerônimo da Adefal, foi o vereador mais votado. Sua votação foi de 11.024 votos. Seu grande trabalho na Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas foi a base para ser o fenômeno eleitoral.

6)O radialista Cícero Almeida (PSL) foi eleito vereador com uma votação de 7.627 votos, sendo o terceiro colocado entre os 21 eleitos. Surgiu, a partir daquele momento, Cícero Almeida no cenário político alagoano.

Fatos importantes no segundo turno das eleições em Maceió

1)Um fato marcante no segundo turno foi o tal banho prometido pela candidata Kátia Born (PSB) no Riacho Salgadinho, em que ela afirmava que ações desenvolvidas pela sua gestão conseguiram tornar a Praia da Avenida apta para o banho. “Recuperamos a Praia da Avenida”, disse Kátia. Ela atraiu para si a ira dos oposicionistas e de alguns ambientalistas depois que foi tomar banho na Praia da Avenida. Kátia e o candidato a vice, o vereador Alberto SextaFeira (PSDB), acompanhados por assessores, servidores municipais e cabos eleitorais, tomaram banho na Praia da Avenida e sustentaram que “a praia está aberta para o banho”. 

2)A prefeita Kátia Born (PSB) foi reeleita com uma votação de 170.073 votos (61,25%). Continuou liderando todas as pesquisas no segundo turno. Manteve a tática de não participar dos debates para não polarizar com seu concorrente. Só participou do último debate promovido pela TV Gazeta, na véspera da eleição, em que não alteraria as intenções do voto do eleitor. Com a máquina municipal e estadual a seu favor e a não adesão dos outros candidatos de oposição a favor de Regis, consolidou a vitória de Kátia sem grandes obstáculos.

3)O deputado federal Regis Cavalcante (PPS) foi o segundo colocado com uma votação de 107.560 votos (38,74%). O apoio no segundo turno da senadora Heloísa Helena (PT) e um maior envolvimento do senador Renan Calheiros (PMDB) não foram suficientes para alavancar a candidatura de Regis.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia