Acompanhe nas redes sociais:

19 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 981 / 2018

24/07/2018 - 10:20:52

Nascer de uma nova estrela

CLÁUDIO VIEIRA

Tenho uma relação avoenga gratificantemente rejuvenescedora com minha neta de quase seis anos. Brincamos, quando se nos dá; conversamos e até arengamos, sem qualquer laivo de raiva ou resquício de rancor. Outro dia, anoitecia e eu me preparava para sair, ir para o meu cafôfo, tomou-me pela mão e olhando para o firmamento disse-me com singeleza: “Vovô, quando você virar estrelinha, vai ficar bem ali no céu”. Respondi-lhe pensativo: “É verdade! Vou ficar lá longe de você”. Incontinenti, ela falou carinhosa: “Não fique triste, pois toda noite, antes de dormir, venho conversar com você”. 

Essa conversa carinhosa lembrou-me Bilac, no seu belíssimo Ouvir estrelas: “Pois só quem ama pode ter ouvidos capaz de ouvir e de entender estrelas”.

Os céus ganharam uma nova estrela, induvidosamente de primeira grandeza, desde o final da semana passada. Partiu o Dr. Ismar Gatto, ser humano de encantadora sensibilidade. Conheci-o pessoalmente há poucos anos. Havia eu sido amigo do seu irmão Isnar, o Tita, na adolescência, de quem fui também colega de magistério. Mas foi o exercício profissional que me aproximou do Dr. Ismar. Sua personalidade cativou-me já na primeira reunião. Instituidor e mantenedor do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis-Neafa, confidenciou-me certa feita, em uma das nossas tertúlias, que Deus o havia agraciado com uma vida bonançosa e de bens materiais suficientes à tranquilidade; por essa razão ele se sentia no dever de, à semelhança do santo de Assis, distribuir um pouco dessa felicidade com os animais inferiores. Criara então o Neafa, com o fito único de cuidar de cães e gatos, principalmente aqueles abandonados e maltratados pelos humanos. Fazia-o, todos sabemos, com desvelo e desinteresse por encômios e honrarias. Mesmo assim, por sua dedicação e vida, a Câmara Municipal de Maceió prestou-lhe significativa homenagem criando a Comenda Ismar Malta Gatto, agraciando pessoas que se destacam no cuidar dos animais.

Hoje, esposa, filhos, netos, parentes e amigos do homem Ismar Gatto temos uma nova estrela no firmamento.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia