Acompanhe nas redes sociais:

14 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 979 / 2018

11/07/2018 - 18:24:53

Abc do Interior

Fala sério!

Diz um ditado popular que “em se tratando de política até boi voa”. E, pelo jeito, deve voar mesmo. Rivais históricos, o MDB e PSDB podem marchar juntinhos nas eleições estaduais deste ano. Pelo menos foi o que ventilou o governador Renan Filho em seu discurso em Arapiraca, durante a inauguração de novos leitos no Hospital do Agreste. Caso isso realmente ocorra, veremos dois rivais da politica arapiraquense de braços dados no mesmo palanque. Estamos falando, é claro, do vice-governador Luciano Barbosa e do prefeito tucano Rogério Teófilo.

Uma fábula

Para quem não tem uma boa memória, vamos refrescá-la com um episódio que virou uma fábula na política da terra do fumo em corda. Vejamos: Teófilo foi vice-prefeito de Luciano Barbosa em Arapiraca e durante os quatros anos de mandato sequer pisou na porta do Centro Administrativo, nem para dar bom dia ao porteiro. Foi completamente anulado, isso porque Barbosa não digeriu a indicação de sua madrinha política Célia Rocha, que queria agradar Rogério por tê-lo preterido para ser o seu sucessor na Prefeitura de Arapiraca.

A dona do voto

Como se sabe, em Arapiraca Célia é a dona do voto, elege até um bode, se assim for o seu desejo. E naquele momento político tinha que escolher entre o coração e a razão. Fez a sua escolha e, assim, ganhou um inimigo político que aceitou ser vice-prefeito na esperança de convencer Célia Rocha para ser o sucessor de Luciano Barbosa, fato que não ocorreu por intransigência do próprio Luciano.

Vida que segue...

E assim a história política prosseguiu na terra do saudoso Manoel André, com Rogério longe do convívio político de Luciano e Célia Rocha até que, após 20 longos anos, Teófilo consegue finalmente realizar o sonho de se eleger prefeito da segunda cidade mais importante de Alagoas. Mas em um ano e meio, Teófilo não disse ainda para que veio, mas isso é uma outra história que contaremos mais na frente.

Parafraseando o Papa-Capim das redes sociais: “Ô Arapiraca dos meus sonhos!!!”.  É vida que segue.

Um super secretário

Se de fato Rogério Teófilo estiver pensando em criar uma espécie de super secretaria para acomodar aliados e colocar panos quentes para acalmar uma crise interna em seu governo, será um retrocesso que acarretará em mais e mais problemas para a sua administração. Aliados de Teófilo, à boca miúda, descartam essa possibilidade e já alertaram para os riscos políticos que virão com sua atitude. 

Plenos poderes

Ora, criar uma secretaria e dar plenos poderes com todos os recursos disponíveis para “tocar” os projetos é o mesmo que entregar o galinheiro a uma raposa. Afinal, a gestão precisa de um prefeito e não de um super secretário para colocar “ordem” na casa. Trocando em miúdos, é o mesmo que entregar o bastão a terceiros e ir pra casa. 

He-man de Arapiraca

De uma a duas. Se tomar essa decisão, que é criar uma espécie de mostrengo político, subtende-se que está sob pressão ou cansou de ser gestor.

Afinal, Arapiraca não precisa de um He-man – aquele das histórias em quadrinhos –, e sim de um prefeito que tenha pulso firme e desenvolva boas ações para a comunidade

Apelo ao torcedor

Em entrevista ao radialista Nazário Silva, no programa Pajuçara Esportes, o vereador Moisés Machado e diretor-presidente do Arapiraca Futebol Clube (AFC) disse que o sócio torcedor pode ajudar o futebol de base e o ASA com a contribuição da própria torcida.

Os recursos

Ele disse que os recursos que chegam para ajudar ao projeto são provenientes do sócio torcedor, uma vez que 70% desse dinheiro é destinado ao ASA e os 30% restantes são repassados para o AFC para manter o trabalho com a formação de jogadores de base

“Fazemos um trabalho muito importante para mantermos o futebol de base do ASA, mas temos dificuldades financeiras e contamos muito com o sócio torcedor para que possamos manter financeiramente a base e o próprio ASA”, afirmou Moisés Machado.

Categoria de base

O vereador destacou a atuação do trabalho que ele faz à frente das categorias de base e ressaltou a apresentação do projeto aos atletas na segunda-feira (25), no auditório do Sesc Arapiraca. Na ocasião, o evento reuniu atletas das categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Nesta última atuam jogadores do AFC na categoria de base do ASA de Arapiraca.

Apoio de empresários

Ele destacou os atletas que fizeram parte da base e conseguiram se destacar no futebol brasileiro e internacional a exemplo dos jogadores Thalysson e André Nunes, entre outros.

PELO INTERIOR

... Durante a entrevista no estúdio da Rádio Pajuçara, com a presença do radialista e estudante de jornalismo Nazário Júnior e do radialista Jackson Tigre, Moisés Machado anunciou a participação do futebol de base no campeonato que terá no mês de agosto com a categoria sub-15.

... Os atletas do sub-15 e do sub-17 também irão participar da 15ª Copa da Juventude, que será realizada a partir do próximo sábado (7), no Clube do Servidor, em Arapiraca.

... O prefeito Júlio Cezar e a secretária municipal de Saúde, Kátia Born, assinaram na terça-feira (3), o contrato com a nova empresa gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios. 

... Após 9 meses do processo licitatório, o Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB) administrará a unidade de saúde.

... A Comissão de Transição e Fiscalização Permanente, composta por servidores da prefeitura e da UPA, relatou alguns pontos encontrados durante a transição entre empresas administradoras, e concluiu que tudo está dentro dos padrões, tanto da empresa que deixa a UPA, quanto da nova gestora, com destaque para a qualificação da empresa que passa a gerir a Unidade.

... A secretária Kátia Born destacou informações diversas sobre a gestão municipal, dados importantes da situação atual da saúde pública do município, apresentou a equipe com a qual eles terão contato permanente na SMS e fez um pedido à instituição.

... Após meses de disputa, o governador Renan Filho deu sua palavra, na manhã de quarta (4), sobre a reforma do canteiro da Rodovia AL-220, em Arapiraca, que sofre com problemas elétricos. Renan destacou que não é obrigação do Estado fazer este tipo de reforma, mas que fará porque não gosta de “jogo de empurra”.

...  “Eu senti que ao longo dos últimos dias, havia uma transferência de responsabilidade, uma ‘tentativa de jogo de empurra’. Eu disse: ‘Deixa comigo, vou resolver isso aí’. Vou chamar o DER e vou determinar que seja solucionado este problema na iluminação”, disse o governador. 

... “Agora, estas coisas precisam ficar claras. Depois que o Estado faz uma obra, alguém tem que tomar conta, não é papel do Estado iluminação pública, a gente não cobra taxa de iluminação pública. É importante que todo mundo saiba. Esta eu vou fazer porque não gosto de jogo de empurra”, disse Renan, durante evento de inauguração de novos leitos no HE do Agreste.

... A energia elétrica em toda extensão do canteiro está desligada desde maio de 2018 para evitar novos acidentes: uma pessoa já morreu eletrocutada após encostar num poste do local, em 2015, e um cavalo morreu nas mesmas circunstâncias, no início deste ano.

... Aos amigos e leitores da coluna, desejo um excelente fim de semana, com muita paz e alegria com a vitória do Brasil nesta sexta contra a Bélgica. Que assim seja. Até a próxima edição! 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia