Acompanhe nas redes sociais:

15 de Dezembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 978 / 2018

04/07/2018 - 09:57:01

GABRIEL MOUSINHO

Marx vai renunciar

Terminada a Copa do Mundo, o momento é propício para o deputado Marx Beltrão dar meia volta no seu malsucedido projeto de sair candidato ao Senado. Ele deve renunciar, sim, à sua pretensão e continuar atrelado ao governo de Renan Filho. É apenas uma questão de tempo. 

Marx sabia, desde cedo, que seria muito difícil ter sucesso nessa empreitada para um jovem deputado, mas estava com a corda toda com olhos fixos para um mandato de senador. 

O maior sintoma de que Marx não seria candidato era de que seu tio, Joaquim Beltrão, sempre foi fiel às origens e não fazia segredo de que o seu voto para o Senado seria de Renan Calheiros. Uma confusão em família.

Nos bastidores do Palácio dos Martírios saem as informações de que Marx já bateu o martelo. Acertou continuar com sua participação no governo de Renan Filho e, ao terminar a Copa do Mundo, renuncia ao que de fato nunca pretendeu. Por isso e por outras coisas, a família Beltrão continua apoiando o senador Renan Calheiros com o primeiro voto para o Senado. Já o segundo ainda é segredo.

Pé no freio

Marx tentou de todas as formas negociar com o grupo de Renan Calheiros, mas o senador foi implacável: se quiser sair candidato, fique à vontade, disparou. O deputado refletiu e decidiu dar meia volta no seu projeto. Vai anunciar sua renúncia à candidatura ao Senado logo depois de voltar de uma viagem programada. Ou seja, depois da Copa do Mundo.

Na frente

Em todas as pesquisas para o Senado dá sempre a mesma coisa: Biu de Lira e Renan Calheiros para o Senado. Os outros candidatos sequer ameaçaram os dois senadores, mas acreditam numa reviravolta.

Corda bamba

O deputado Maurício Quintella vê, de perto, que sua decisão de sair candidato ao Senado não foi das mais acertadas. Até agora não acertou o pé e a maioria dos prefeitos alagoanos, principalmente os de maiores densidades eleitorais, não figuram na lista de prioridades para o Senado do jovem parlamentar.

Desestimulado

Em qualquer reunião política, companheiros de Maurício Quintella alertam que ainda é tempo de o jovem deputado sair do projeto de se candidatar ao Senado. É derrota certa, dizem os mais experientes.

Sinuca

Maurício Quintella, além de ter sérias dificuldades para se candidatar ao Senado, não é bem visto pelo Palácio dos Martírios sobre uma possibilidade remota de sair vice na chapa do governador Renan Filho. Aliás, a vaga é praticamente garantida para Fábio Farias, um político discreto, que vive mergulhado no anonimato.

Passou a vez

No futuro o deputado Ronaldo Lessa deve se arrepender de não ter disputado uma vaga para o Senado Federal. Em todas as pesquisas o ex-governador surpreendia e era um dos preferidos para uma das vagas. Mas deixou passar o cavalo selado. Agora vai esperar a boa vontade dos Calheiros para continuar na Câmara Federal.

Sem volta

Mesmo que tente especular, Ronaldo Lessa não vai querer mais saber da história de se candidatar a um cargo majoritário. Vai brigar para ficar entre os noves deputados federais. Para alguns amigos, seria mais lógico Ronaldo ter disputado o Senado ou o governo.

A volta por cima

As flores começaram a surgir no jardim do desembargador Washington Luís, depois que o CNJ decidiu absolvê-lo de todas as acusações. O mato havia crescido na porta do desembargador depois que ele caiu em desgraça. Agora, já se vê carrões próximos à sua residência – agora é um apartamento – exatamente daqueles que lhes deram as costas nos últimos dois anos. Washington volta por cima.

Disputa acirrada

As nove vagas para a Câmara Federal serão disputadas a ferro e fogo. A briga será feia e até o grupo de Renan Filho já entendeu que o melhor é fazer duas chapas para federal para não complicar com um chapão. Do lado da oposição a situação não é muito diferente.

Muito longe

Ninguém na oposição acredita mais numa candidatura forte ao governo do Estado. As maiores lideranças desconversam quando o assunto é candidato para enfrentar Renan Filho. Nenhuma das alternativas deu certo até agora e o tempo fica mais estreito a cada hora. O prefeito Rui Palmeira se mantém calado e apenas reforça sua intenção de apoiar Benedito de Lira e Rodrigo Cunha para o Senado.

Cansados

Os candidatos majoritários e proporcionais querem estar longe de insistirem em procurar um candidato ao governo. Querem apenas cuidar da própria vida e correr em buscas de novos apoios.

Termômetro

Para lideranças políticas de Rio Largo, Pilar e Viçosa, falando somente nesses três municípios, o primeiro voto para o Senado é de Benedito de Lira. Os outros vão ter que brigar para dividir a outra parte dos votos.

Ranço

A Prefeitura de Maceió vai inaugurar até o dia 5 de julho o novo conjunto habitacional Jorge Quintella, quando deverá também estar presente o ministro das Cidades. Nessa inauguração as possíveis presenças de Renan pai e Renan Filho são personas non gratas. As 816 casas foram construídas por ação direta do senador Benedito de Lira, do deputado Arthur Lira e do prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Alguém sempre pega bigu nessas inaugurações.

Maurício presente

Ainda com um pé na Prefeitura de Maceió, Maurício Quintella, mesmo estando do outro lado, deve estar presente na inauguração do conjunto habitacional, já que o homenageado é o seu avô, ex-deputado e médico conceituado, Jorge Quintella. O clima deverá ser nublado na inauguração.

Lados opostos

Não convidem para a mesma mesa o governador Renan Filho e o vice Luciano Barbosa. Mesmo que o protocolo estabeleça relações amistosas, os dois faz tempo que não se bicam politicamente. 

Derrota

Toda vez que se aproxima uma eleição o senador Renan Calheiros não esquece da derrota que sofreu para Guilherme Palmeira na disputa pela Prefeitura de Maceió. Na época, Guilherme Palmeira foi eleito com 67 mil e 830 votos, contra 60 mil e 985 votos de Renan. Os dois tinham como vices, respectivamente, João Sampaio, hoje reitor do Cesmac, e o radialista Sabino Romariz.


Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia