Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 978 / 2018

04/07/2018 - 09:53:04

Primeiro turno das eleições presidenciais em Alagoas

Marcelo Bastos Analista político

1)Fernando Collor (PRN) foi o mais votado, com uma votação de 554.612 votos. Apesar da turbulência dos seus dois anos e dois meses à frente do Governo do Estado, a ampla maioria do eleitorado alagoano votou em Collor, acreditando que a vitória dele seria a redenção para o Estado, pois tendo um presidente oriundo das Alagoas, os grandes problemas do Estado seriam equacionados. Esse foi o fator determinante para a sua vitória em Alagoas.

2)Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o segundo colocado, com uma votação de 76.227 votos. Sem nenhuma grande liderança apoiando a sua candidatura, teve nos movimentos sociais e na sociedade organizada sua base de apoio. 

Fatos importantes no 

segundo turno das 

eleições presidenciais 

em Alagoas 

1)Fernando Collor de Mello (PRN) foi o primeiro colocado com uma votação de 683.920 votos. Se a eleição do primeiro turno fez o eleitor votar em Collor, acreditando que a sua vitória traria a solução dos graves problemas de Alagoas, no segundo turno isso foi mais acentuado ainda e foi o fator determinante para a sua grande votação e vitória.

2)Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi o segundo colocado com uma votação de 215.177 votos. Seu crescimento eleitoral no segundo turno foi pelo maior engajamento dos movimentos sociais e a adesão de todos os grupos políticos que faziam oposição a Collor em Alagoas. No dia 10 de dezembro de 1989 (domingo), Lula fez seu único comício em Alagoas. Reuniu uma multidão na praia da Pajuçara, com grandes lideranças nacionais e com a presença das celebridades Chico Buarque e Djavan.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia