Acompanhe nas redes sociais:

23 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 973 / 2018

29/05/2018 - 14:43:09

Abc do Interior

Continua foragido

Luciano Aurélio, tio do ex-prefeito de Girau do Ponciano, Fabinho Aurélio, que está encarcerado no presídio Baldomero Cavalcante por crime de improbidade administrativa, se entregou a polícia ontem. Ele e outro irmão, Valdemir Aurélio – que se encontra foragido –, são acusados de desviar recursos que seriam utilizados para compra e distribuição de água, através de carros-pipas naquele município.

O “cabeça”

Com a prisão de Luciano, a polícia acredita que o “cabeça” pensante de uma organização criminosa que agia na gestão anterior na Prefeitura de Girau do Ponciano também se entregue. Valdemir, inclusive, puxou para si, durante depoimento prestado à polícia, a responsabilidade pelos desvios de recursos milionários, mas conseguiu fugir durante uma operação desencadeada pelo Gecoc, que culminou com a primeira prisão de Fabinho Aurélio. 

Foi preso

O ex-gestor girauense foi alvo de três operações do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas, acusado de desvios de verbas. Ele também é apontado por supostos desvios de recursos públicos destinados à compra de medicamentos. Na representação encaminhada à 17ª Vara Criminal da Capital, o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e o Gecoc ainda solicitaram a indisponibilidade dos bens de todos os envolvidos.

O esquema

Nas irregularidades apuradas pelo Gecoc, ficou comprovado que José Jacob Gomes Brandão, Fábio Rangel Nunes de Oliveira e Márcia Coutinho Nogueira assinaram procedimentos licitatórios que beneficiaram a RR Distribuidora, autorizando pagamentos de verbas públicas em favor da referida empresa sem que qualquer mercadoria tivesse sido fornecida ou serviço prestado.

Na oposição

Não está fácil para Rogério Teófilo (PSDB) sustentar a administração da cidade mais importante do Agreste de Alagoas. O gestor tem enfrentado uma enxurrada de denúncias, a debandada de aliados, o descontentamento da população e agora lida com uma oposição no Legislativo municipal formada por ex-integrantes de sua base aliada.

Esteve no MP

Na manhã de quarta-feira (23), a vereadora Maria Sinielza Lira Pessoa, irmã do deputado estadual Severino Pessoa, deu entrada no Ministério Público Estadual com requerimento em que solicita acesso ao conteúdo da denúncia do empresário Luiz Augusto Lôbo, no caso que é conhecido na cidade como Lava Jato do Agreste. O advogado denunciou Teófilo de um calote de 90% do valor de um contrato totalizado em R$ 600 mil. 

Quer o dossiê

Após a entrega de um dossiê com mais de 278 páginas, o MP verificou que os 10% pagos ao empresário para auditoria nas contas de gestões passadas tem origem de uma empreiteira, a Construir Construções, que tem como sócio Lenine Pereira, secretário municipal da gestão Teófilo. (Com 7Segundos).

Abriu as portas

Arapiraca ganhou na última quarta-feira, 23, o Unicoworking, um espaço compartilhado de trabalho, ideal para reuniões, videoconferências, palestras e cursos. O projeto foi idealizado pelo advogado Cláudio Canuto e está localizado na Avenida Ceci Cunha, com uma grande estrutura: auditório para 30 pessoas, com tela retrátil; sala de treinamento e salas de atendimento para duas, quatro e cinco pessoas, além de 13 estações individuais de trabalho. 

O funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. (Com Live Comunicação).

Capacitação

Durante a programação da 8ª edição da Semana 100% Mamãe Bebê, dentistas do município receberam, na tarde de terça-feira (22), uma capacitação sobre os cuidados com a saúde bucal dos bebês. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA).

Dentistas

Cerca de 45 dentistas participaram da palestra, ministrada pela Dra. Betatuska Frazão, que teve como tema Odontologia para Bebês. Na oportunidade, foram debatidos vários temas envolvendo as anomalias frequentes na Odontologia Neonatal.

Saúde bucal

A coordenadora da Saúde Bucal, Érica Paula Barbosa, destaca a importância da qualificação para os profissionais. “A palestra ministrada pela Dra. Betatuska é muito importante e faz parte da educação continuada para os dentistas”, declara Érica Paula. (Com Ascom).

Ainda na programação, auxiliares da saúde bucal receberam, 3° Centro De Saúde de Arapiraca, uma oficina com atividades educativas e preventivas. Elas trocaram informações sobre a saúde bucal vista no dia-a-dia.

PELO INTERIOR

... O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, solicitou que a escala de plantão dos médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios seja ampliada de dois para três profissionais, inclusive com a permanência de um pediatra, das 7h às 19h. 

... Terça-feira (22), durante visita à Unidade, o prefeito deixou claro que o município cumpre rigorosamente o pagamento dos funcionários da instituição, mas exige que os médicos também cumpram o juramento que fizeram para exercer a profissão de não omitir socorro a quem necessita dos serviços de saúde. 

... O prefeito discorda totalmente da operação padrão na Unidade, que restringe o número de atendimento para 140 pacientes.

... O Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS) enviou uma nota técnica à prefeitura, onde afirma que não compactua com a medida adotada pelos médicos. O IPAS garantiu que a empresa apoia as decisões tomadas pelo município e que não vai cruzar os braços diante da situação. O contrato do município com o Instituto será encerrado dia 28 de junho e outra empresa assumirá a administração da Unidade.

... Há um mês, as delegacias de Arapiraca e de Traipu iniciaram um trabalho conjunto de investigação, acerca de um homicídio que ocorreu naquela cidade ribeirinha, envolvendo uma prostituta que fazia programa na Rua 16 de Setembro, em Arapiraca.

... Esse foi o pontapé inicial de uma operação que encontrou relação íntima entre prostituição e tráfico de drogas, no crime investigado. A partir disso, foi concedido pelo juiz da comarca de Traipu, Elielson dos Santos Pereira, sete mandados de busca e apreensão e, também, de prisão.

... No último domingo (20), os atletas Ariglefferson Ruan Silva Juca, Lázaro Santos e Rayane da Silva representaram o município arapiraquense no Campeonato Brasileiro de Wrestling, realizado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

... No feminino, a atleta Rayane da Silva subiu ao tatame e levou a prata na categoria até 59 kg da categoria livre, numa eletrizante disputa contra a carioca Maria Elizabeth.

... A todos um excelente final de semana, com paz e saúde. Até a próxima edição.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia