Acompanhe nas redes sociais:

12 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 972 / 2018

22/05/2018 - 15:40:57

Faltam menos de 15 dias para sinal analógico ser desligado

Quem não estiver preparado ficará sem ver TV em Maceió e cidades próximas

Maria Salésia Com assessoria [email protected]
Beneficiários de programas sociais recebem o kit gratuitamente

No próximo dia 30 o sinal da TV analógica será desligado em Maceió e outras 12 cidades alagoanas. Após essa data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à programação, todas as residências dessas localidades precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Famílias cadastradas nos programas sociais do governo têm direito ao kit gratuito, mas os equipamentos também podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação. Quem não estiver preparado para receber o sinal digital nos próximos 15 dias ficará sem ver TV.

Além de Maceió, o sinal analógico de TV será desligado em  Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos, Satuba.  Ao todo, estão disponíveis mais de 220 mil kits para serem entregues às famílias de menor renda atendidas pelo governo federal na região.

Vale ressaltar que o sinal será desligado na região de Maceió no próximo dia 30, mas o sinal digital já está disponível e toda população pode assistir aos canais abertos com imagem e som de cinema. Se o equipamento for de tubo ou fabricado antes de 2010, precisará de uma antena digital e um conversor. Se o televisor for de tela fina fabricado depois de 2010, precisará apenas de uma antena para TV digital. O processo de digitalização dos canais de TV tem previsão para ser concluído no final de 2018 e a Seja Digital é a entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil. 

De acordo com a assessoria do Seja Digital, com esta mudança, a programação da TV aberta no Brasil seguirá padrões internacionais de transmissão, a exemplo do que já aconteceu em países como China, EUA e Reino Unido, permitindo aos telespectadores que desfrutem de seus programas favoritos com imagem e som com qualidade similar à de uma sala de cinema.

“O processo de migração vai permitir também a oferta futura da banda larga 4G que será utilizada na faixa de 700Mhz”, afirmou Antônio Martelletto, presidente da Seja Digital. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançada e que permite a vários dispositivos – como celular, smartphone, laptops e tablets – acessar a internet com velocidade mais rápida e em ambientes fechados.

FEIRÃO DIGITAL

A terceira edição do Feirão Digital em Maceió acontece neste sábado (19) e domingo (20). A ação busca facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que televisores antigos recebam o sinal digital. No evento, além de encontrar aparelhos de televisão digital e conversores a preços mais acessíveis, a população poderá tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV com os promotores da Seja Digital e realizar o agendamento para retirada do kit gratuito, distribuído às famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal. O evento acontecerá no Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes.

 O Feirão Digital permite, ainda, a população verificar se tem direito ao kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto. Por meio do número do NIS (Número de Identificação Social) é possível realizar o agendamento para retirar o kit em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital.

As famílias de menor renda atendidas pelo governo federal devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 230 mil kits gratuitos. Basta acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

POPULAÇÃO 

DIGITALIZADA

O processo de migração, que já passou por Rio Verde, em Goiás, e pelas regiões do Distrito Federal (10 cidades), São Paulo (39 cidades), Goiânia (29 cidades) e Recife (14 cidades), Salvador (20 cidades), Fortaleza (15 cidades), Vitória (7 cidades), Rio de Janeiro (19 cidades), Belo Horizonte (39 cidades), Campinas (85 cidades), Santos (9 cidades), Vale do Paraíba (19 cidades), Franca (25 cidades), Ribeirão Preto (20 cidades) e Curitiba (27 cidades) tem obtido resultados positivos após o encerramento das transmissões analógicas, com quase 100% da população digitalizada.

Serviço:

Feirão Digital

Data: 19 e 20/05

Horário: 

dia 19 (10 até 22h)

dia 20 (12 até 21h)

Local: 

Shopping Pátio Maceió 

Benedito Bentes

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia