Acompanhe nas redes sociais:

24 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 972 / 2018

22/05/2018 - 15:35:27

Abc do Interior

Eleições em Arapiraca

Em apenas um ano e sete meses, o município de Arapiraca ganhou mais cinco mil novos eleitores.

No último pleito, ocorrido em outubro de 2016, o município contava com 135.998 pessoas aptas a votar.

Recadastramento

Após o recadastramento, encerrado no último dia 9 deste mês de maio, o número passou para 141.264 eleitores em todo o município, que possui uma população de 232.671 habitantes, conforme dados atualizados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Número cresceu

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Arapiraca, Alberto Alencar, o segundo maior colégio do estado recebeu 5.266 novos eleitores.

Ele revela que o município conta com 421 seções e 48 locais de votação. A 22ª Zona, com a nova atualização, passou a ter 89.169 eleitores, e a 55ª Zona, 52.095 eleitores.

Primeiro título

Alberto Alencar destaca que o cartório ofereceu, até o último dia 9, o cadastramento biométrico para o eleitor que mudou de endereço ou desejou transferir o título eleitoral, como também para quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno, que este ano será no dia 7 de outubro.

Ainda de acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Arapiraca, a procura foi maior para a emissão do primeiro título para jovens com idade entre 16 e 18 anos. (Com Davi Salsa).

Segurança no Agreste

Autor de várias proposições na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), o deputado estadual Tarcizo Freire (PP) reforça e solicita a adoção de uma série de medidas que considera essenciais para melhorar a segurança pública no estado, especialmente na Região Metropolitana do Agreste.

Prioridade

De acordo com o parlamentar, assim como as áreas da Saúde e a Educação, a Segurança Pública deve ser vista como prioritária, pois compõe o tripé da administração pública e é essencial para a população. 

Mais atenção

“O interior de Alagoas precisa ser olhado com mais atenção no que se refere à segurança pública. Apesar dos avanços obtidos nos últimos anos, há muito que fazer. Tenho feito pautas de sugestões para melhorar a segurança pública. Por isso, entrei com as Indicações, aprovamos duas, as quais possuem vários pontos importantes para o combate à violência no estado”, disse Tarcizo.

Forças de segurança

As medidas elencadas na indicação versam essencialmente sobre: que o governo implante o abono permanência equivalente ao valor da contribuição previdenciária para os militares que continuam na ativa, mesmo podendo se aposentar (Ind. 356/2017). A outra sugestão de nº 513/2017, solicita a isenção do ICMS na venda de armas de fogo para policias Militar e Civil, bombeiros e agentes de segurança.

Em sua justificativa, Freire falou que as forças de segurança precisam ser valorizadas para estar estimuladas no combate à criminalidade.

Inventário turístico

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETUR), inicia, na próxima segunda-feira (21), a pesquisa de campo do Inventário Turístico do município. Nesta fase será realizada a coleta de dados in loco para preenchimento dos formulários, os quais seguem modelo preconizado pelo Ministério do Turismo. A pesquisa tem um cronograma pré-estabelecido para acontecer durante 20 dias.

Oferta turística

“O que Arapiraca tem para ofertar ao turista?”, questionou o secretário Michael Chinelato. “A pesquisa de campo vai responder essa pergunta e as informações coletadas vão alimentar o banco de dados que está sendo construído pela prefeitura”, explicou.

Público e privado

Ainda de acordo com o secretário, esse procedimento permite conhecer as características e a dimensão da oferta, o que precisa ser melhorado ou aperfeiçoado. “O resultado vai permitir que tanto o setor público quanto o privado tomem inciativas para tornar o turismo mais competitivo e sustentável”, afirmou Chinelato.

PELO INTERIOR

... Ainda sobre o Inventário Turístico: o projeto, que começou a ser desenvolvido no ano passado, consiste em identificar, levantar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as estruturas de apoio ao turismo, às instâncias de gestão e outras condições gerais que viabilizam a atividade turística, como base de informações para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento.

... “O intuito é dar conhecimento do que o município tem que seja passível de utilização para fins turísticos para embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo”, destacou a coordenadora de Estruturação e Promoção do Turismo, Franciane Asevedo.

... Quando pronto, o Inventário Turístico terá informações confiáveis e atuais e ficará a disposição dos planejadores, gestores e visitantes.

... Na quarta-feira (16), aconteceu mais uma edição do projeto “Direitos Humanos em Pauta”, uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) realizada, desde o ano passado, em escolas, universidades e centros comunitários. 

... O evento, que aconteceu na Escola Municipal Nossa Senhora do Livramento, na cidade de Cajueiro, contou com rodas de conversas, palestras educativas e apresentações culturais e reuniu alunos, pais, professores e conselheiros tutelares. 

... As atividades foram comandadas pelos promotores de justiça Marluce Falcão – coordenadora do projeto –, Maria Luísa Maia, titular da Promotoria de Cajueiro, e Marllison Andrade, promotor do município de Maribondo. 

... Durante programação do Governo Presente, que teve como sede nesta edição o município de Igreja Nova, o chefe do Executo estadual Renan Filho (MDB) participou na terça-feira, 15, da entrega de equipamentos agrícolas, ambulância e da inauguração de um ginásio poliesportivo em Penedo.

... Em seu governo, já são 70 novos ginásios construídos e outros recuperados. 

... Aos nossos leitores, um excelente final de semana, com paz e saúde. Até a próxima edição!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia