Acompanhe nas redes sociais:

15 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 970 / 2018

09/05/2018 - 15:56:51

Reformas transformam e dão novos ares a escolas estaduais

Mais 50 % das unidades de ensino foram recuperadas em todo estado

Texto de Tais Albino Fotos: Valdir Rocha e José Demétrio
Escola Miran Marroquim, no bairro do Jacintinho

Desde 2015, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), trabalha para melhorar a estrutura física das escolas da rede estadual de ensino. Até o momento, mais de 50% passaram por reformas. A recuperação da infraestrutura das escolas é um dos pilares para o fortalecimento da educação pública no Estado.

As melhorias vão de ampliação do número de salas e construção de jardins à reestruturação hidráulica e elétrica dos prédios. Ao todo, 157 unidades de ensino foram reformadas. Abaixo, confira as fotos do antes e depois de algumas delas:

Messias de Gusmão

A unidade faz parte da história de São Luís do Quitunde, tendo sido fundada pelo Governo Fernandes Lima em 1924. No ano 2000, fortes chuvas inviabilizaram o funcionamento da unidade de ensino que permaneceu desativada por 16 anos. Em 2017, o governo devolveu o prédio histórico recuperado à população. A Escola Estadual Messias de Gusmão agora oferta ensino médio para juventude local.

Gabino Besouro

Localizada no Centro Histórico de Penedo, a Escola Estadual Gabino Besouro é um dos prédios históricos que passaram por reestruturação. Fundada em 1931, a unidade passou 16 anos sem receber melhorias. Agora, reformada, oferta ensino fundamental para o município.

Edmílson Vasconcelos Pontes

Localizado do bairro do Farol, o antigo Lyceu Alagoano passou por uma verdadeira transformação. 

Entre as melhorias ofertadas aos 360 alunos e corpo docente estão a ampliação dos laboratórios, banheiro e cozinha; implantação do transformador de energia para a rede suportar os novos materiais eletrônicos; condicionadores de ar e nova mobília nas salas de aula; reparação das redes hidráulica e elétrica; pintura, paisagismo e reforma da quadra de areia.

Moacir Teófilo

A Escola Estadual Moacir Teófilo, em Arapiraca, recebeu a manutenção da parte elétrica e hidráulica, foi toda murada e retelhada, com coberta no pátio e nova cozinha, alterando completamente o ambiente escolar.

 Professora Miran Marroquim

Entre os reparos realizados na unidade escolar maceioense estão: manutenção e melhoria das redes elétrica e hidráulica, retelhamento, novas portas e janelas, o paisagismo e jardinagem, a grafitagem nos muros da Miran Marroquim, além da construção da quadra de areia. Desde 2012, a escola do bairro do Jacintinho não passava por reformas.

Professora Maria Antônia Oliveira Santos

A unidade de ensino de Matriz de Camaragibe é a primeira escola de ensino integral da região Norte Alagoas e foi 100% recuperada com recursos estaduais. 

O ginásio poliesportivo, que passou quatro anos fechado, foi reestruturado. 

Desde a inauguração em 2002, a unidade não passava por reformas, ela conta com 15 salas de aula, auditório, laboratórios de informática e ciências.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia