Acompanhe nas redes sociais:

21 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 970 / 2018

09/05/2018 - 15:52:51

Meio Ambiente

Sofia Sepreny Estagiária sob a supervisão da Redação

Novo Chico

Em reunião no Palácio do Planalto no final de abril, o governo federal instalou o Comitê Gestor do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco (Novo Chico) para planejamento e execução das ações no ano de 2018.  O comitê é composto por ministros, governadores e pelo presidente da Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda. Segundo o ministro substituto do Meio Ambiente, Edson Duarte, “o rio São Francisco, que é muito importante pelo alcance socioeconômico na região, passa por sérias dificuldades, devido às ações antrópicas e à mudança no regime de chuvas”.

Aproveitando água do mar

O Brasil iniciou no último dia 24, durante a abertura do Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reuso de Água (Aladyr), em Fortaleza (CE), o debate sobre dessalinização de água do mar. “Precisamos aproveitar as experiências de outros países, conhecer normatizações e reunir todos os interessados num grande debate sobre tecnologias de dessalinização de água do mar e reuso”, declarou o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água do Ministério do Meio Ambiente, Renato Ferreira. “Ter alternativa nessa área da produção de água é como adotar matrizes diferentes na área energética. Uma ajuda a outra. E isso se torna ainda mais importante agora com a crise hídrica”, pontuou. 

Visita ilustre

Uma onça-pintada foi flagrada no interior do Parque Nacional de Brasília. O animal, que deve ser um macho, foi visto em uma área muito distante da visitação por meio de uma armadilha fotográfica. Desde a criação do Parque em 1961 não existiam registros visuais que comprovassem a existência da onça-pintada no local. “A descoberta do felino no Cerrado é uma vitória que demonstra a importância do Parque Nacional de Brasília para a conservação deste bioma no Distrito Federal, extremamente ameaçado e que já perdeu mais de 50% de sua cobertura original no Brasil”, ressalta a chefe do Núcleo de Gestão Integrada Brasília-Contagem, que engloba o Parque Nacional de Brasília e a Reserva Biológica da Contagem, Juliana de Barros Alves.

Enzima come plástico

Cientistas britânicos aperfeiçoaram uma enzima natural que pode digerir alguns dos plásticos mais poluentes do mundo. O tipo PET, mais comum em garrafas plásticas, leva centenas de anos para se decompor. Conhecida como PETase, a enzima pode começar a desintegrar o mesmo material em apenas alguns dias. Isso poderia revolucionar o processo de reciclagem, permitindo que os plásticos sejam reutilizados de forma mais eficaz.

Desafio

Explorar a natureza da sua rua, do seu bairro ou da sua cidade e, de quebra, contribuir para o avanço da ciência. É o que propõe o Desafio Natureza nas Cidades ou City Nature Challenge, em inglês. É uma campanha internacional sem fins lucrativos que conecta as pessoas à natureza de suas cidades e que este ano aconteceu no período de 27 a 30 de abril em mais de 65 cidades ao redor do mundo, engajando pessoas de várias nacionalidades em um único objetivo: registrar animais, plantas e outros organismos de sua região. Para mais informações acesse www.desafionaturezanascidades.com.br.

Risco das chuvas

Transmitida pela urina de alguns animais, principalmente dos ratos, a leptospirose é uma doença infecciosa febril e potencialmente grave que ocorre no mundo inteiro com exceção das regiões polares. É causada por uma bactéria encontrada nos rins desses animais e eliminada pela urina. Quando em consequência das chuvas acontecem inundações ou mesmo a formação de grandes poças, a bactéria se espalha pela água, criando um cenário propício para a contaminação da população. Aqueles que tiveram a casa afetada pelas águas da chuva precisam retirar a lama e desinfetar o local. Em seguida, deve-se lavar pisos, paredes e bancadas, desinfetando com água sanitária.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia