Acompanhe nas redes sociais:

22 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 968 / 2018

24/04/2018 - 22:51:55

ONG distribui sacos de dormir entre moradores de rua

Projeto iniciado há dois anos está sendo intensificado

Sofia Sepreny Estagiária sob supervisão da Redação
Chama Vida utiliza sombrinhas e guarda-chuvas usados para confecção de sacos de dormir

Nada melhor do que sustentabilidade e solidariedade juntos não é mesmo? Pois é isso que a ONG Chama Vida em parceria com o Consultório da Rua está preparando para esse inverno em Maceió. 

Em um projeto voluntário e social, eles estão transformando guarda-chuvas e sombrinhas inutilizáveis em sacos de dormir impermeáveis para pessoas em situações de rua. A iniciativa começou há cerca de dois anos na capital alagoana e visa minimizar o sofrimento no período de inverno das pessoas neste tipo de situação.

“A gente faz parte de um grupo com cerca de 30 pessoas e é muito gratificante para todos nós poder diminuir o sofrimento humano”, relata Mônica Galindo, presidente da Associação Chama Vida. “A gente sabe que é uma ação singela, diante da vida miserável de uma pessoa em situação de rua, mas para nós essa colaboração é uma tarefa”, finaliza. 

A Ação Aquecer começou em 2015, mas o nome do projeto só foi registrado em 2017. No ano passado a campanha foi tão grande que não só guarda-chuvas/sacos de dormir foram doados. Muito lençóis, mantas, toalhas, itens de uso pessoa também entraram na campanha. 

Esse ano o projeto vai se estender ao longo de todo ano. Começou no período de pré-inverno com as arrecadações de guarda-chuvas e a associação planeja iniciar a doação dos sacos de dormir até a segunda semana de maio. Mônica afirma que não têm como ser um trabalho ágil pois depende das costureiras voluntárias para finalizar a ação. 

Os sacos são de material leve, fino e, segundo Mônica, ideal para essas pessoas que vivem nas ruas de Maceió, onde o frio não é tão grande como em outras regiões, e é mais fácil carregar na caminhada diária desses indivíduos. “Queremos manter o recebimento dessas doações ao longo do ano todo, afinal sempre tem um dia com chuva, outro não. E queremos manter essa atuação de doar os sacos por todas as estações”. 

Além da solidariedade Mônica ressalta o princípio de sustentabilidade que também é abordado no projeto, afinal algo inutilizável, que seria descartado, toma um rumo diferente. 

A ideia começou a partir de um programa da Rede Globo onde ensinava a reciclagem das sombrinhas. A partir disso, o lado social falou mais alto e a ideia de ajudar àqueles que mais precisam foi tomando forma. Um projeto parecido já existe no Sul e Sudeste do país, mas como o clima é diferente, os sacos de dormir transformados por lá são forrados com materiais mais quentes, consequentemente mais pesados. 

A arrecadação é feita através de doações em determinados pontos da cidade, onde os voluntários pegam o material para higienização e depois um grupo de costureiras voluntárias se disponibiliza para a confecção do saco de dormir. Para se fazer um saco são necessárias em média quatro sombrinhas. A meta é distribuir pelo menos 180 sacos de dormir até o fim do inverno.

SAIBA COMO AJUDAR 

Em Maceió são sete locais de arrecadação, entre eles a sede da ONG, no Espaço Rotary, localizada na Avenida Fernandes Lima, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os outros pontos de arrecadação ficam na Erva Doce, Doce Erva (unidade Ponta Verde), na Casa de Luz (Feitosa), na Clínica Veterinária É o Bicho (Barro Duro), na academia Vida Ativa (Santa Lúcia) e no Restaurante Serafim (Jatiúca).

CONSULTÓRIO 

DA RUA

O Consultório da Rua é um programa do Ministério da Saúde onde equipes de saúde móveis prestam atenção integral à saúde da população em situação de rua, considerando suas diferentes necessidades de saúde.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia