Acompanhe nas redes sociais:

17 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 967 / 2018

17/04/2018 - 20:50:22

Meio Ambiente

Sofia Sepreny Estagiária sob a supervisão da Redação

Lixões

Alguns municípios de Alagoas pediram novo prazo para o encerramento dos lixões. Até agora 82 cidades fecharam as portas destes depósitos de lixo a céu aberto e sem qualquer tratamento, um grande avanço no ramo ambiental para o estado. Segundo o Ministério Público, alguns municípios da Zona da Mata (União dos Palmares, Murici, Ibateguara, Santana do Mundaú, São José da Laje) sequer assinaram o documento se comprometendo a fechar os respectivos lixões. 

Tubarão em Ipioca

A Praia de Sauaçuhy, no bairro de Ipioca, no Litoral Norte de Maceió é conhecida por ser uma praia tranquila. Mas na última semana um pescador disse que foi mordido por um tubarão. O caso assustou banhistas e pescadores da região. Segundo testemunhas que ajudaram no socorro do pescador, o animal tinha cerca de 3 metros.

Arsênio

Na Amazônia existem  poços cavados na bacia do Amazonas para evitar que as pessoas bebam água dos rios contaminados . O problema é que, segundo pesquisadores, essas bacias contêm um limite que supera em até 70 vezes o índice recomendado de arsênico, além de níveis perigosos de manganês e de alumínio. A presença dos elementos se deve a causas naturais e não à poluição industrial.

Agrotóxicos

O Brasil consome 20% de todo agrotóxico comercializado mundialmente. E este consumo tem aumentado significativamente nos últimos anos. Há um uso abusivo dessas substâncias que pode causar doenças graves nos humanos. A professora de Geografia Agráriada da Universidade de São Paulo (USP) Larissa Mies Bombardi escreveu uma tese, chamada “Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”, em que mostra claramente que o marco regulatório da UE é bem mais restritivo com relação aos agrotóxicos do que as proibições impostas no Brasil aos que produzem essas substâncias. Segundo cientistas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), é necessário equilíbrio, pois “os agrotóxicos fazem mal à saúde das pessoas e ao meio ambiente”. 

Antártica

O Ártico pode ficar completamente sem gelo por volta de 2040 devido às mudanças climáticas. Mas a Antártica, a região ao redor do Polo Sul, do outro lado do globo terrestre, até então considerada mais estável, já que seu gelo enfrentava um derretimento mais lento e num padrão menos regular, segundo um novo estudo científico que examinou o estado atual da camada de gelo da Antártica, mostrou que as geleiras estão recuando rapidamente e, consequentemente, contribuindo para o aumento do nível do mar. Na verdade, a Antártica poderá em breve ultrapassar a Groenlândia e se tornar a maior fonte responsável pelo aumento do nível do mar.

Baleia

Uma baleia cachalote (espécie ameaçada de extinção)  foi encontrada morta na costa de Múrcia, no sul da Espanha, após sofrer um choque gástrico causado pela ingestão de 29 quilos de resíduos plásticos que estavam jogados no mar. Biólogos marinhos afirmaram ter identificado sacolas plásticas, pedaços de cordas, redes de pesca e até mesmo uma lata de plástico no estômago da baleia macho de 10 metros. O animal de seis toneladas foi retirado já sem vida de uma praia em Cabo de Palos no final de fevereiro, porém o caso só foi retratado pela mídia agora, depois de o governo regional de Múrcia lançar uma campanha contra o despejo de resíduos plásticos no oceano. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia