Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 966 / 2018

11/04/2018 - 11:12:56

Abc do Interior

Reintegração                   de posse

Após operação de reintegração de posse realizada na manhã de quarta-feira, 04, no Loteamento Francisco Apostolo de Lira, na localidade conhecida como Brejo do Mucambo, em Feira Grande, o juiz Douglas Beckhauser de Freitas, presidiu uma audiência de conciliação, na qual além de representantes dos invasores estavam presentes o Defensor público André Chalub, procurador do município, Flavio Augusto, major Jorge Francelino e tenente Paulo César, ambos do Departamento de Gerenciamento de Crises da PM, dentre outros servidores do município.

Havia crianças

Durante a audiência, o magistrado foi informado que, no ato do cumprimento da medida de reintegração de posse, ficou constatada pelo Conselho Tutelar do município que havia setenta e três crianças no local, bem como adolescentes, gestantes e idosos. 

O juiz também tomou conhecimento, através de relatos, que das 45 famílias que invadiram o loteamento, 19 preenchem os requisitos para o recebimento do aluguel social, cuja concessão do benefício é de responsabilidade da administração municipal.

Aluguel social

Para viabilizar uma futura desocupação dos imóveis sem colocar as pessoas em maior situação de vulnerabilidade, chegou-se a um consenso, envolvendo todos os órgãos reunidos na audiência, que seria adequado conceder um prazo para concessão do benefícios a que todos têm direito.

Prazo consensual

O juiz Douglas de Freitas, entretanto, concordou com prazo consensual de 50 dias para análise  por parte do município de Feira Grande  para que as famílias instaladas na localidade recebam os benefícios. Assim, o magistrado estabeleceu um cronograma visando garantir os direitos das famílias que terão, inclusive, até o próximo dia 26 para locar o imóvel que será custeado pelo município.

Determinação judicial

Segundo a assistente social Anna Maria, atual coordenadora do Cadastro Único Social, o prefeito Flavio do Chico da Granja não medirá esforços para minimizar o problema, garantindo o cumprimento da determinação judicial, a exemplo do aluguel social (algo em torno de R$ 300,00), além do cadastramento das famílias habilitadas no programa Minha Casa, Minha Vida.

Prisão de            prefeito

O delegado regional de Arapiraca, Thiago Prado, concedeu entrevista coletiva na 4ª Delegacia Regional de Polícia, em Arapiraca, sobre a prisão do ex-prefeito de Girau do Ponciano Fábio Rangel, conhecido como Fabinho Aurélio.

A operação

“Foi uma operação conjunta, envolvendo o Ministério Público Estadual, através do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e Promotoria de Girau do Ponciano, e também da 4ª DRP de Arapiraca, do qual estou à frente. A operação teve o apoio também dos policiais civis do 52º Distrito, e também dos policiais do Cisp de Girau do Ponciano. O objetivo desta ação foi desarticular um esquema, que ocorreu supostamente na gestão do ex-prefeito Fábio Rangel, no município de Girau do Ponciano, entre os anos de 2013 e 2016”, informa o delegado.

Os crimes

Thiago explica por quais crimes Fábio está sendo indiciado: “O objetivo de água, através de carro-pipa. De acordo com a investigação, o Ministério Público desvendou que parte desses fornecimentos eram na verdade serviços fictícios, e que os valores eram repassados ao próprio ex-gestor municipal. Existe aí uma possível fraude à licitação, que é um crime, e também o delito de corrupção passiva e ativa. Ainda está sob investigação à participação de outros indivíduos”. (Com 7segundos)

Hospital referência

O Ministério da Saúde vem considerando o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, como referência no Brasil, pós a divulgação de que a unidade foi à primeira do país em realização de cirurgias de face pelo SUS em 2017. 

Figura na lista

De acordo com os dados levantados foram 538 procedimentos, entre janeiro e dezembro do ano passado. São 140 a mais que o segundo colocado, o Hospital de Urgência de Teresina. O HR é o único de Alagoas que figura na lista.

Cirurgias

Desde que foi inaugurado o serviço, em 2014, já foram mais de 2.500 cirurgias, com mais 9.000 consultas. Esses números garantiram ao Hospital Regional um número recorde em atendimentos no Estado e até mesmo na Região Nordeste.

Segunda do interior

O levantamento também mostrou que com as cirurgias de face feitas pelo Hospital Regional, Arapiraca ficou na 11ª posição entre todas as cidades do país – sendo a segunda do interior - e Alagoas, a sétima entre os estados.

PELO INTERIOR

... O prefeito Eduardo Tavares reuniu o secretariado, em seu gabinete na Prefeitura de Traipu, e fez uma avaliação de sua gestão. Todos os secretários fizeram uso da palavra e elogiaram a forma dinâmica e transparente de gerir o município.

... “Foi uma administração inovadora, austera e sem igual”, destacou o Secretário José Valter, da Indústria e do Comércio.

... Às 11h de quarta-feira, 4, a assessoria de Eduardo Tavares entregou a carta de renúncia à Câmara de Vereadores de Traipu. E, já nessa sexta-feira, ele reassumirá a Primeira Procuradoria de Justiça Criminal de Alagoas, do Ministério Público Estadual, da qual é titular e, imediatamente, se desincompatibizará da função, conforme determina a lei.

... “Me lanço, agora, a um novo desafio para ajudar Traipu e Alagoas. A Silvino Cavalcante, meu desejo de sucesso” ressaltou Tavares, acrescentando que provavelmente  deverá participar do pleito de outubro próximo, disputando uma vaga para deputado federal.

... Na terça, o procurador Eduardo Tavares também apresentou sua carta de desfiliação do PSDB. Nos próximos dias, ele deverá ir para o PRTB.

... Com a renúncia de Eduardo Tavares, o vice-prefeito, Silvino Cavalcante, assumirá a chefia do Executivo municipal de Traipu.

... Criminosos armados atacaram um carro-forte por volta das 19h de quarta-feira, 4, em um trecho da BR 423, no Povoado Leobino, município de Inhapi, no Sertão do Estado.

 ... O grupo, que estava em uma caminhonete, ateou fogo em um veículo de passeio e o deixou atravessado na via para impedir a passagem da polícia. 

... Em seguida, iniciaram uma série de disparos contra o carro-forte que seguiu na rodovia sendo seguido pelos criminosos, ainda atirando contra o veículo.

... Até o momento, não há informações se o grupo conseguiu alcançar o carro-forte e se levaram algum dinheiro. O nome da empresa de valores, proprietária do veículo, também não foi divulgado.

 ... Militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) estão no local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para apagar as chamas que consumiam o carro deixado pelos criminosos.

... A todos, um excelente final de semana, repleto de paz e energias positivas. Até a próxima edição.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia