Acompanhe nas redes sociais:

13 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 960 / 2018

27/02/2018 - 16:30:33

Ufal vai sediar a 70ª Reunião Anual da SBPC

Evento acontece de 22 a 28 de julho tendo como tema central “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”

Maria Salésia [email protected]

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vai comemorar seus 70 anos em Alagoas, com evento “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania” que acontece de 22 a 28 de julho de 2018 no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. As inscrições de trabalhos vão até o dia 28 deste mês, porém a online pode ser feita até12 de julho.

A programação vem recheada de novidades com conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Na ocasião, também são realizadas outras atividades, como a SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação, SBPC Cultural, SBPC Jovem, ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência.

Os interessados em apresentar trabalhos no evento devem correr para não perder o prazo. O vice-reitor da Ufal, José Vieira da Cruz, através da assessoria de comunicação, disse que embora a competência para deliberar sobre esse assunto é exclusiva da Executiva Nacional da SBPC, não existe nenhuma ponderação no sentido de uma possível prorrogação. “Trabalhamos com a agenda do dia 28 de fevereiro como prazo final das inscrições para trabalhos científicos, para a edição de número 70 da Reunião Anual da SBPC. Após essa data permanecerão disponíveis no site do evento (http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/inscreva-se-para-a-70a-reuniao-anual-da-sbpc/) outras modalidades de inscrições como minicursos e participação na condição de ouvintes“, frisou.

Maceió é mesmo um atrativo à parte. Prova disso é que o crescimento da expectativa em torno do evento, tanto por parte dos estudantes e docentes, quanto por parte Instituições parceiras, é comemorado pelos organizadores. 

Esta é a primeira vez que Alagoas sedia o encontro. E o público de outros estados está se mobilizando propondo mesas para o evento, através das mais de 130 sociedades científicas que formam a SBPC e da articulação com a rede de universidades, institutos de pesquisas e empresas que atuam na área de pesquisa e inovação tecnológica. “Tradicionalmente esse público, formado pelas sociedades acadêmicas associadas à SBPC, realizam reuniões durante a realização da SBPC, as universidades e institutos de pesquisa já estão selecionando os pesquisadores de iniciação científica que participarão do evento e as empresas e instituições de pesquisa já estão fazendo os primeiros contatos para montarem seus estandes na área de exposição (Exportec)”, explicou a assessoria.

Este é um dos maiores eventos científicos, de inovação tecnológica e cultural do país e da América Latina. E o fato de acontecer pela primeira vez em Alagoas tem grande relevância. É que além de movimentar a economia, em razão da expectativa de cerca de 12 mil participantes no evento, e de promover e estimular a socialização de experiências cientificas com diferentes segmentos da sociedade e faixas etárias, perpassa diferentes pontos de interesses como:  o social, o cultural, a sustentabilidade, a inovação, a educação, o desenvolvimento cientifico, a economia e a soberania nacional. 

Quem quiser submeter resumos de trabalhos, o prazo  se encerra no dia 28 de fevereiro, para fazer a inscrição e pagar a taxa. Além do que, o evento contará com um limite de 1,2 mil trabalhos. Já a inscrição online sem o envio de resumo poderá ser feita até 12 de julho. 

Vale ressaltar que a participação no evento é livre e gratuita. A inscrição somente é necessária para quem quiser submeter trabalho, frequentar um minicurso ou ainda obter o certificado de participação geral e o material do evento. 

O EVENTO

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 1948, promove reuniões anuais, cada ano em uma universidade e quase sempre em regiões diferentes do País. A do ano passado ocorreu em Belo Horizonte, na UFMG, este ano acontece em Alagoas, na Ufal, e no próximo ano será no Mato Grosso do Sul, na UFMS. 

Alagoas, em outras oportunidades, através da Ufal, já sediou edições regionais do evento, a exemplo de 2008. Mas esta é a primeira vez que sediará uma Reunião Anual. “Além disso, esta reunião ocorrerá em um ano eleitoral, o que favorece a realização debates com os presidenciáveis, e no ano de aniversário dos 70 anos da instituição. A SBPC, ao longo de sua história e da história do Brasil, tem exercido um papel de vanguarda na defesa de políticas para o desenvolvimento cientifico, tecnológico e de inovação”, elogiou o vice-reitor.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia