Acompanhe nas redes sociais:

24 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 959 / 2018

15/02/2018 - 10:25:18

Abc do interior

Roberto baia

Inocentado

Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) decidiram por unanimidade pela inocência do prefeito da cidade de Taquarana, Sebastião Antônio da Silva, o Bastinho Anacleto, e do vice-prefeito Davi Teófilo de Castro Amorim.

Denúncia vazia

Os sete desembargadores proferiram a sentença na tarde de quarta-feira (7) durante sessão do Pleno. De acordo com a decisão, não houve fraude eleitoral. A oposição acusava os candidatos de abasteceram no dia da eleição veículos de eleitores.

Os juízes rejeitaram o pedido de cassação e o processo de inegibilidade após analisar os autos, confirmando a inocência do prefeito.

Confiante

“Tenho a consciência tranqüila e estava confiante que a justiça iria fazer o papel dela. Ganhamos nas urnas sem precisar comprar ou enganar pessoas, e agora vamos concluir nosso mandato respaldado pelo TRE. Vamos trabalhar ainda mais pelo povo de Taquarana”, disse o prefeito, que acompanhou a sessão em Maceió, acompanhado dos advogados do escritório Bomfim Jatobá Lins e Lobo, do vice-prefeito Davi Teófilo e do seu coordenador de campanha Otávio Oliveira, e familiares.

rapiraca

O prefeito Rogério Teófilo enviou na quarta-feira (7) um Projeto de Lei à Câmara de Arapiraca com o objetivo de conceder reposição salarial aos servidores públicos municipais já em fevereiro. É a primeira prefeitura a implantar atualização salarial, antes mesmo do Governo do Estado.

Ajuste fiscal

“A medida só foi possível graças ao ajuste fiscal e das contas públicas que fizemos desde o ano passado, reduzindo em 5 pontos percentuais o índice da Lei de Responsabilidade Fiscal, de aproximadamente 57% para 52%. Isso significa que com planejamento conseguimos conceder a reposição”, afirma Teófilo.

Modernização

Além do alinhamento das finanças, a prefeitura também investe na modernização da gestão. Uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) tem como foco trabalhar os processos internos e o monitoramento voltado para resultados. “Administrar significa tomar decisões baseadas em dados concretos. Conceder reposição agora, com a crise que assola o país, só foi possível graças a um ordenamento interno, que também passa pelo reordenamento funcional”, explica o prefeito.

Ações educativas

Além dos serviços gratuitos na área de saúde e assistência social, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire está realizando durante toda semana oficinas e ações educativas para o Carnaval com pacientes da instituição. 

Atividade especial

Na programação, atividade especial para que as crianças criem as próprias máscaras, pintura e exposição do trabalho realizado pelos pacientes, além de orientações e palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis para o período do Carnaval. A ação está sendo executada por uma equipe de profissionais do Complexo, entre eles psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. 

Criatividade

Enquanto isso, no Anexo l do Complexo, localizado no bairro Brasília, em Arapiraca, a psicóloga Thayane Rodrigues realiza durante a semana que antecede o Carnaval, a Oficina Carnavalesca. Despertando a atenção para criatividade, promovendo a interação e concentração dos pacientes durante as oficinas.

Eliminado

Na noite desta quarta-feira (7), em Corumbá no Mato Grosso do Sul, o time alvinegro sofreu um gol aos 44 minutos do segundo tempo, perdeu por 1 a 0 e foi eliminado na estreia da Copa Brasil.

Com a derrota, o ASA terá de direcionar todas as suas forças para o Campeonato Alagoano. A equipe arapiraquense volta a entrar em campo na Quarta-Feira de Cinzas diante do Santa Rita em Arapiraca.

O jogo

ASA e Corumbaense fizeram um jogo disputado e equilibrado no primeiro tempo. A torcida rival compareceu ao acanhado Estádio Arthur Marinho e pressionava, fazendo barulho e empurrando o time da casa.

PELO INTERIOR

... A Justiça Federal de Arapiraca bloqueou os bens do ex-prefeito de Traipu, Marcos Santos. A acusação da vez está relacionada à não prestação de contas sobre a reforma da Casa da Cultura, em 2001, durante sua gestão no município.

... A decisão foi expedida pelo juiz federal de Arapiraca, Cristiano de Jesus Pereira. A ação foi movida pela Prefeitura de Traipu, em 2017, por ato de improbidade administrativa. 

... A denúncia afirma que Marcos Santos não firmou convênio com o Ministério da Cultura para a dita reforma, que nunca ocorreu.

... No entanto, o Ministério da Cultura afirma que o ex-prefeito fez o saque de R$ 70 mil “na boca do caixa”. 

... Dezesseis anos depois, o referido Ministério fez uma cobrança ao município de cerca de R$ 500 mil, já corrigida com juros e correção monetária.

... A atuação do promotor de Justiça Bruno Baptista foi determinante para convencer o Conselho de Sentença e levar à condenação Carlos Eduardo Alves dos Santos, conhecido como “Pitoco”, com pena aplicada de 37 anos, e seis meses de reclusão em regime fechado pelas mortes de dois adolescentes de 14 anos. 

... Ele foi condenado em Boca da Mata como um dos autores materiais do duplo homicídio ocorrido em novembro de 2015 e o julgamento foi realizado na terça-feira (6). 

... A sentença foi dada pelo juiz Phillippe Melo Alcântara Falcão. Um segundo acusado, Eduardo Gomes dos Santos, conhecido como “hominho”, irmão do condenado, está foragido.

... Aproveitando o período que antecede o recesso parlamentar de Carnaval, a ex-prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, passou a semana em Brasília. Na Capital Federal, ela foi recebida por diversas lideranças, numa clara demonstração de seu prestígio político. 

... Ladeada pelos vereadores Fábio Henrique e Léo Saturnino, seus aliados em Arapiraca, a presidente estadual do Partido Trabalhista Cristão (PTC) foi recebida pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. 

... “Foi uma conversa maravilhosa, com uma receptividade incrível e muitas propostas para nossa cidade”, comentou. 

... Durante a conversa, foram apresentadas diversas ideias de projetos sociais para Alagoas, e em especial Arapiraca, como novos investimentos para os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), o CREAS e o Centro de Convivência de Idosos.

... Aos nossos leitores, desejamos um excelente final de semana, repleto de paz e muita saúde. Até a próxima edição!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia