Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 955 / 2018

16/01/2018 - 11:11:29

Meio Ambiente

Sofia Sepreny da Costa

Seca no Nordeste

Um projeto de Fundo de Atendimento às Situações de Emergência e de Calamidade Pública Decorrentes de Secas (Fasec) foi criado e é uma proposta para enfrentamento dos efeitos das estiagens no Nordeste. O projeto que cria fundos para combater a seca na região já foi aprovado pelo Senado Federal (PL 8894/17). A ideia é que o Fasec seja um fundo de natureza contábil, com prazo indeterminado de duração, com aplicações de recursos sob as formas de apoio a fundo perdido ou empréstimos reembolsáveis.

Cor jeans feita por bactérias

O tradicional tingimento de azul das calças jeans pode ser mais respeitoso com o meio ambiente graças a um novo método de produzir a tintura de cor anil baseada em uma bactéria modificada em laboratório. É o que revela um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista “Nature Chemical Biology”. Os autores do estudo, da norte-americana Universidade da Califórnia, reconhecem que este método para chegar à cor anil “ainda não é prático em escala industrial”, mas a longo prazo pode oferecer uma alternativa mais respeitosa ao meio ambiente do que o atual processo químico.

Licenciamento ambiental

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) desenvolveu sistemas para aperfeiçoar a gestão dos processos de licenciamento e educação ambiental: o portal do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC) e o Sistema de Acompanhamento de Licenças Ambientais de Atividades de Perfuração (SALIC). O PEA-BC tem como objetivo articular os projetos de Educação Ambiental de empresas que atuam na indústria marítima de petróleo e gás na Bacia de Campos, voltados para os grupos sociais afetados pelos impactos socioambientais dos empreendimentos licenciados. Já o SALIC foi criado para acompanhamento de processos de licenciamento ambiental permitindo, aos associados do IBP, o gerenciamento das etapas referentes às atividades de exploração de óleo e gás. 

Microesferas

Entrou em vigor nesta semana a proibição do Reino Unido à fabricação de produtos com microesferas - minúsculas partículas de plástico presentes em tudo, dos cosméticos aos xampus e pastas de dente -, um esforço para proteger a vida marinha. As esferas de plástico são adicionadas a esses produtos para agirem como esfoliantes. Normalmente elas são tão pequenas que passam por filtros de tratamento, poluindo rios com partículas que acabam sendo consumidas ou absorvidas pela vida selvagem em rios e mares.

Camada de ozônio

A agência espacial americana Nasa anunciou que, pela primeira vez, cientistas demonstraram através de observações diretas por satélite que a destruição da camada de ozônio está diminuindo devido à redução dos níveis de cloro que a provocam. As medições mostram que a proibição internacional de produtos químicos com base em clorofluorocarbonetos (CFCs), causou uma diminuição de cerca de 20% da destruição de ozônio durante o último inverno antártico em comparação com o ano de 2005 - o primeiro em que os níveis de cloro e ozônio foram medidos pelo satélite Aura, da Nasa.

Ecoférias

Os formulários para inscrições prévias em atividades da Ecoférias, um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) já estão disponíveis. Em sua terceira edição, o projeto foi iniciado no último domingo (7) com recreação, oficinas e trilhas de aventura e conscientização no Parque Municipal de Maceió. A programação é gratuita, com atividades para toda a família, e em dias específicos será necessário inscrever a criança, visto que há um limite de pessoas para participação.

Costa dos Corais

Sete infrações ambientais foram flagradas durante ação na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, realizada na última semana. As infrações variaram de construção irregular a veículos automotores circulando na faixa de areia. Essa foi a primeira fase da operação, que deve ter continuidade no mês de fevereiro em decorrência da quantidade de denúncias recebidas no verão.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia