Acompanhe nas redes sociais:

24 de Janeiro de 2018

Outras Edições

Edição nº 955 / 2018

14/01/2018 - 06:31:19

Maceió promete muitas opções na folia do rei Momo

Pinto da Madrugada está de volta às ruas este ano

Sofia Sepreny Estagiária sob supervisão da Redação
Pinto da Madrugada e Filhos da Pauta vão às ruas e Clube Fênix vai reviver bailes de antigamente

Depois das festas de fim de ano, está chegando o tão esperado Carnaval 2018 e em Maceió muitas tradições estão voltando este ano para trazer o espírito carnavalesco às ruas da capital alagoana mais uma vez. Sentimento de alegria, festa todo dia, tradição e muita cultura; esse é o intuito dessa época de tanta diversão para os que apreciam o carnaval.

Entre frevo, axé, música popular e mais de mil bloquinhos que participam do Jaraguá Folia, para os que gostam da tradição este é um ano de recomeço. O famoso Pinto da Madrugada estará de volta nas ruas assim como o baile no Clube Fênix alagoana. 

No último ano, o maior ícone da folia alagoana não desfilou por motivos financeiros. O Pinto da Madrugada que desfilou nas prévias carnavalescas de Maceió por 15 anos, deixou de participar em 2017 por decisão dos seu colaboradores, conselheiros e diretoria. A alegação feita na época foi por motivos de redução de orçamento e problemas financeiros, pois não teve apoio da Prefeitura de Maceió.

O folião Tadeu Barbosa que curte há 30 anos as prévias carnavalescas em Maceió falou da importância da volta do Pinto e de manter essa tradição independente dos problemas financeiros. 

“Ano passado o povo foi às ruas mesmo sem o Pinto em forma de protesto, Para quem gosta do carnaval, do frevo, de uma tradição desde a infância ficou faltando uma parte. Mas este ano ele voltou e vai ser a mesma alegria de sempre”, disse entusiasmado. 

Ele também destaca o estilo de carnaval que se assemelha com o carnaval pernambucano: o frevo. Um clássico exemplo disso é o bloco Filhinhos da Mamãe, que desfila há 40 anos e mantém as características do carnaval de rua arrastando multidões ao som e passo do frevo.

Marcado para o dia 3 de fevereiro o novo desfile do Pinto da Madrugada tem até slogan “O mesmo sentimento, uma nova geração”.  A organização do evento diz que isso é para resgatar as tradições, e promover arte, entretenimento e conexão entre as pessoas.

Antes do desfile principal, a programação do Pinto conta também o tradicional Manguzá do Pinto, no dia 20 de janeiro, e com o Bailinho Pintinho que Pula-Pula no dia 28 do mesmo mês.

Já o tradicional Baile do Clube Fênix Alagoana volta à cena depois de uma pausa de mais de 30 anos. Desde o final dos anos 80 eles não faziam nenhum dos bailes tradicionais da trilogia: Baile do Havaí, Baile Tricolor e Baile Preto e Branco. O tradicional baile pretende trazer o espirito de curtição com a família em segurança, com muita alegria, resgatando toda uma história da sociedade que frequentava os bailes do Fênix antigamente. 

A organizadora do evento, Weldja Miranda, falou sobre o prazer de estar produzindo algo que faz parte da cultura maceioense. “Já havia uma solicitação muito grande da sociedade de fazer esse resgate dos bailes nos clubes. Fazer parte desta história é gratificante, a aceitação e a receptividade das pessoas está sendo surpreendente”, declarou.

O baile traz o sistema “all inclusive” com bebidas e petiscos à vontade e acontecerá no dia 19 de janeiro. Os principais responsáveis por animar a noite são a Orquestra Gafieira Cai Dentro, a Expresso Latino Orquestraum e para finalizar um cortejo à La Bloco de Carnaval, até a beira da praia, trazendo, assim, um prenúncio do Banho de Mar à Fantasia. 

FILHOS DA PAUTA

O tradicional bloco dos comunicadores de Alagoas também voltou à tradição no ano passado, depois de uma pausa de sete anos. O bloco Filhos da Pauta está de volta desde o ano passado às prévias carnavalescas e promete agitar a todos neste ano no Jaraguá Folia. O bloco desfila dia 2 de fevereiro e tem um histórico de 26 anos de tradição. O abadá do bloco está custando R$ 25,00 e pode ser adquirido no Sindijornal, na Rua Sargento Jayme Pantaleão, no Prado.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia