Acompanhe nas redes sociais:

26 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 948 / 2017

22/11/2017 - 13:12:42

SUA SAÚDE MENTAL

Afinal ...

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças.

Mas, afinal o que é saúde mental? OMS: um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns no quotidiano e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva.

Portanto ...

Não existe felicidade constante/linear, os nossos comportamentos/pensamentos podem ser considerados como um exame – eletrocardiograma (do coração) que tem traços altos (que podem ser considerados como felicidade) e baixos (que podem ser considerados como angústia/tristeza). O traço horizontal constante/linear no eletrocardiograma indica que a vida acabou, portanto...

Dicas

Num relacionamento amoroso sadio é preciso ter flexibilidade (não ser o dono da verdade). Caso contrário ...

Ter resiliência, ou seja, ter um comportamento que faça a pessoa enxergar (conhece a ti mesmo) e, principalmente enfrentar os problemas, que pode ser um pensamento/comportamento que incomode ou faça sofrer, por algum motivo.

É preciso preservar/ter: noite de sono bem dormida/tranquila, comer adequadamente, ou seja, frutas, verduras e nada de frituras e nem industrializados.

Uma atividade que a pessoa possa se divertir e que tenha prazer, todos os dias (escutar música, ir a praia, conversar com amigos/familiar, entre outros comportamentos);

Procurar ter concentração numa atividade qualquer, seja esportiva ou intelectual.

Praticar uma alguma atividade física. Dentre outras. 

Fique atento

Um dos primeiros sinais que a pessoa está tendo algum tipo de transtorno mental é a falta de concentração numa atividade, seja ela qual for. Caso isso esteja acontecendo com frequência e sem controle, procure um psicólogo o quanto antes.

Mais sobre SAP

Síndrome da Alienação Parenta (SAP) está associada à situação de ruptura da vida conjugal, quando ocorre principalmente vingança de um deles de uma dos cônjuges, que geralmente é a mãe que pratica.

Enquanto não se instalou a síndrome, é possível reverter a situação, através de psicoterapia e o restabelecimento das relações com o(a) genitor(a) prejudicado(a).

Alienação é tornar o outro fora de si, ou seja, sem consciência.

Síndrome é um conjunto de sinais e comportamentos adquiridos, neste caso específico com a alienação.

Semana que vem, mais sobre SAP:  o que diz a lei sobre o comportamento de quem pratica.

Vamos falar                                 sobre depressão?

Segundo a OMS a depressão atinge 5% da população mundial. Se Alagoas tem cerca de 3 milhões de habitantes, significa que temos 150 mil pessoas deprimidas.

Um dos erros mais comuns e isso prejudica bastante as pessoas que sofrem de depressão, é alguém falar que o problema dela é “besteira” ou “frescura”.

Dica: Apenas escute a pessoa e não faça nenhum julgamento. E aos primeiros sinais da depressão (insônia, irritabilidade sem uma causa específica, negligência com a própria higiene, falta de concentração nas atividades diárias, entre ourras), aconselhe a pessoa a procurar um psicólogo. 

Estima-se que entre 10% a 15% das pessoas com o diagnóstico comprovado, comete o suicídio. 

Na próxima semana farei um comentário sobre o comportamento suicida. 

Plasticidade neural

A plasticidade neuronal é a capacidade do sistema nervoso central em mudar-se, adaptar-se e remodelar-se no desenvolvimento neuronal. Ocorre também quando a pessoal está submetida a novas experiências. 

Em outras palavras, mesmo numa lesão, é possível que a pessoa possa recuperar a capacidade de um determinado movimento (dos braços), por exemplo.

Mas, o mais incrível na plasticidade neural é que é possível a pessoa mudar um comportamento através da psicoterapia.

Livro: Ansiedade

Como enfrentar o mal do século, de Augusto Cury. Vale a pena ler.

Vigorexia/Complexo de Adônis

Estima-se que 3% da população, na maioria homens, sofra com o esse transtorno, que é considerado o transtorno da modernidade, ou seja, culto pela imagem (corpo).

As principais características é a insatisfação constante do próprio corpo. Na clínica é comum a pessoa informar que vai para academia, de ginástica, até seis vezes por semana e pratica até duas horas por dia.

O transtorno surge quando há o descontrole do indivíduo em relação à percepção da autoimagem. Ou seja, não é suficiente forte, grande ou musculoso. Começa aos poucos e depois fica sem controle (podendo utilizar até anabolizantes, asteroide para que se atinja o objetivo). 

Seria a necessidade compulsiva de manter um plano rigoroso de exercício físico e uma dieta alimentar rígida para atingir a “forma física perfeita”. 

Complexo de Adônis: o termo tem origem na mitologia grega. Adônis era considerado um ícone da beleza masculina, um jovem de grande beleza que nasceu das relações incestuosas do rei Cíniras com a sua filha Mirra.

“Pensar é bom, pensar com consciência crítica é melhor ainda, mas pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida (...)” (Augusto Cury)


Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia