Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 945 / 2017

31/10/2017 - 09:47:45

ABC do Interior

Roberto Baia

“Amigo é pra essas coisas”

O vereador Jário Barros (PRP) é um exemplo de como se deve tratar e beneficiar amigos ricos, com dinheiro público, é claro. Vamos aos fatos. O vereador simplesmente levou a maioria dos colegas da Câmara Municipal de Arapiraca a aprovar um requerimento pedindo ao governo municipal que construa, com dinheiro do povo, uma creche - pasmem!!!, no Condomínio Sierra Residencial, que é conhecido em todo interior alagoano por abrigar famílias endinheiradas e que, segundo o vereador Edvânio do Zé Baixinho, são proprietárias de helicópteros e carros possantes. 

Pequeno detalhe

Detalhe: algumas dessas castas abastadas se tornaram conhecidas por acenderem churrasqueiras com notas de 100 dólares.

Pois é. E o nobre “edil” quer pagar a conta com grana pública.

Diga aí, tem jeito uma coisa dessas???!!! 

Por onde anda?

Perguntar não ofende: por onde anda o todo poderoso ex-super-secretário Daniel Rocha, filho da ex-prefeita Célia Rocha, que outrora mandava, desmandava, mordia e assoprava nos quatro cantos do Centro Administrativo de Arapiraca?

Alguns dizem que anda mais liso do que assoalho de cabaré de terceira categoria; outros falam que tem mais dinheiro do que o elétrico jogador Neymar.

Povo fala demais.

Universidade do Agreste

Em depoimento a um jornal local, o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, disse que está elaborando um projeto para criar a Universidade do Agreste e do Sertão de Alagoas. Para isso, já mobilizou toda a bancada federal alagoana em Brasília, além do governo do Estado. 

Arapiraca possui, atualmente, 55 instituições de ensino superior.

Olho d´Água Grande

Na terça-feira (24), em solenidade realizada no Ginásio de Esportes, o prefeito Zé Adelson assinou o termo que celebra uma parceria entre a Prefeitura de Olho d´Água Grande e a Agência de Fomento de Alagoas - Desenvolve. Com este acordo, o município estará viabilizando crédito com maiores prazos e juros mais baixos para o empresariado, comerciantes e os pequenos produtores rurais.

Geração de renda

“Em tempos de crise, é necessário que busquemos alternativas para estimular essas categorias - que são a força econômica do nosso município. O ingresso ao programa de forma consciente e com todo o suporte técnico necessário, sem dúvida será sinônimo de mais desenvolvimento econômico e geração de renda”, destacou o gestor. 

Convênio

Durante a efetivação do convênio que contou com a presença da primeira-dama, Patrícia Sandes, do vice-prefeito, Bento Luiz, do presidente da Câmara, vereador Roninho, do secretariado municipal e de diversos representantes do comércio e agricultura, o gerente de crédito da Desenvolve, Thiago Pires, apresentou a proposta do governo do Estado, que visa ajudar o crescimento das empresas e o desenvolvimento do comércio local, através de um processo desburocratizado, que oportuniza a aquisição do crédito para quem tem dificuldade de acesso aos meios convencionais e quer impulsionar os negócios.

Reforço do PSDB

O vice-prefeito de Traipu, Silvino Cavalcante, é o mais novo reforço do PSDB em Alagoas. Sua filiação foi oficializada na segunda-feira, 23, em Maceió, pelo presidente estadual do partido, o ex-senador Teotonio Vilela Filho.

Para o presidente Teotonio Vilela Filho, é fundamental o ingresso do vice-prefeito de Traipu no partido tucano. “Para nós do PSDB, é uma honra ter um nome como o seu, Cavalcante, ingressando em nosso partido”, disse Vilela, afirmando, ainda, que o mais novo filiado é bem-vindo ao PSDB.

Foi incentivado

Em seu discurso, Cavalcante explicou que decidiu mudar de partido depois do convite e incentivo do amigo Eduardo Tavares, prefeito de Traipu. 

“EduardoTavares está sendo um grande exemplo em gestão pública para Traipu e para todo o estado. Estou confiante de que inicio uma fase de mudanças boas na minha vida pública”, disse. 

Estavam presentes

A solenidade de filiação partidária contou com a presença do prefeito de Traipu, Eduardo Tavares, principal força política do município. Também prestigiaram o ato de filiação o secretário Municipal de Articulação Política e presidente do PSDB em Traipu, José Afonso Freitas Melro, o secretário Segurança Pública, coronel Pinheiro, e o secretário de Viação e Obras, Genivaldo Rosa. 

“Acredito que Traipu só tem a ganhar com a vinda de Cavalcante para o PSDB. Ficamos mais fortes, Cavalcante é muito habilidoso e tem liderança”, disse o prefeito Eduardo Tavares.

Biografia

Cavalcante iniciou sua vida pública em Traipu em 2000, quando foi eleito vereador e também presidente da Câmara Municipal. Ele passou ainda por mais dois mandatos como vereador, sendo eleito vice-prefeito na chapa do prefeito Eduardo Tavares.

PELO INTERIOR

... Um pouco da história de Arapiraca:  desde o período da sua emancipação, em 1924, tornou-se conhecida como a “terra da prosperidade”. 

... O título faz referência ao seu desenvolvimento econômico e social, através da produção agrícola, sendo ela baseada na agricultura do tipo familiar.

... Ao longo dos seus 93 anos de história, o município passou por alterações significativas nas atividades agrícolas predominantes, atravessando por processos com alternâncias do auge ao declínio, com substituição de culturas e, consequentemente, obrigando o município a ampliar ou adotar novas alternativas de fortalecimento da economia.

... Historicamente, a estrutura fundiária arapiraquense é baseada em pequenas propriedades. Inicialmente, com destaque para a produção da mandioca, seguida pela cultura do fumo.

... A fumicultura foi responsável pela consolidação de Arapiraca, em meados da década de 1980, como cidade polo regional, sendo considerada a de maior crescimento, desenvolvimento e importância do interior alagoano, fato intimamente relacionado ao grande potencial econômico da cultura fumageira.

... Já na década de 90, com a crise acentuada na cadeia produtiva do fumo, o município é impulsionado a buscar outros meios capazes de suprir os efeitos da decadência dessa monocultura. Assim, nasce um novo polo, dessa vez, com base na produção das hortaliças

... E com o objetivo de incentivar a diversificação de culturas no município, Arapiraca desenvolveu o projeto Cinturão Verde, implantado em 2003. Daquele ano até os dias de hoje, o setor avançou. E o negócio, apesar de já estabelecido, ainda é visto como promissor.

... Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, o polo de produção de plantio irrigado de hortaliças abastece o mercado alagoano e o de mais cinco estados nordestinos, chegando a movimentar valor superior a 50 milhões de reais por ano. 

... Com destaque para a exportação de mudas de hortaliças.

... A todos, desejamos um fim de semana cheio de paz e saúde. E quanto aos desafetos, o “quinto dos infernos” os aguarda. Até a próxima edição. Fui!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia