Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 943 / 2017

18/10/2017 - 09:34:42

Vida Nova nas Grotas alcança mais de 12 quilômetros de escadarias

Obras já chegaram a 26 comunidades da capital e até o final do ano outras 40 devem ser contempladas

Texto de Márcio Chagas

Os serviços de mobilidade urbana realizados pelo Governo de Alagoas nas comunidades de Maceió seguem em ampliação. De agosto a setembro deste ano, as obras evoluíram mais de 8%. Dentre as melhorias que mais cresceram, está a construção de escadarias drenantes, com um crescimento de 12% em relação e a instalação de corrimão e pontilhões, que registraram um avanço de mais de 10%, cada.

As obras realizadas por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), já estão presentes em 26 grotas da capital alagoana, com a construção de mais de 12 quilômetros de escadarias, além da execução de 14 quilômetros de passeio; mais de 220 metros lineares de pontilhão e mais de 17 mil metros lineares de corrimão.

Bem como a expansão dos serviços de mobilidade urbana, o projeto que leva as mudanças às localidades também evoluiu.  O Pequenas Obras, Grandes Mudanças passou a se chamar Vida Nova nas Grotas, que em parceria com a ONU-Habitat, levará, além da melhoria em mobilidade para as comunidades, programas de inclusão social, meio ambiente, qualidade de vida, infraestrutura e empreendedorismo.

O programa também buscou minimizar uma das maiores preocupações dos moradores dessas localidades: o período chuvoso e os riscos de acidentes e desabamentos. Até o momento fora construídos 6.719,86 de metros lineares de meio-fio; 2.143,12 metros de muro de contenção e 5.429,35 metros lineares de canaletas.

A previsão é que até o final deste ano, o total de 40 comunidades da capital alagoana sejam contempladas com as o Vida Nova nas Grotas, beneficiando mais de 100 mil pessoas, como é o caso da moradora da Grota do Ouro Preto, dona Maria do Nascimento, que já está se beneficiando dos serviços concluídos em sua comunidade.

“Nunca tinha visto uma mudança assim na nossa grota, estou muito feliz. Eu sempre tive esperança, mas sempre houve promessas e ninguém fazia nada. As mudanças melhoraram tudo. Subir e descer as escadas para trabalhar e receber um familiar na casa da gente sem se preocupar. Antes era um terror, quando chovia, eram muitas quedas”, explicou Maria.

ONU-HABITAT

Junto ao Governo de Alagoas, a Organização das Nações Unidas atuará como mediadora das ações dos diversos órgãos de Estado envolvidos no programa. A ONU Habitat trabalha com cinco linhas de atuação: a catalogação de dados; o aproveitamento dos espaços públicos e a prevenção da criminalidade; melhorias em habitação e mobilidade urbana; desenvolvimento econômico e social e difusão do conhecimento.

O primeiro escritório da entidade no Nordeste está localizado em Alagoas, na Secretaria de Planejamento, Gestão (Seplag), sendo base das atividades da ONU Habitat no estado


Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia