Acompanhe nas redes sociais:

25 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 943 / 2017

17/10/2017 - 08:59:07

ABC do Interior

Roberto Baia

Crime de improbidade

O promotor Napoleão Amaral irá ouvir mais duas testemunhas, na próxima quinta-feira, 19, para encerrar as investigações sobre o caso que apura o uso ilegal e indevido de veículos do PAC 2 em terreno do deputado estadual Severino Pessoa. Na última semana, após receber denúncias, o promotor Napoleão flagrou um trator no terreno do parlamentar, localizado vizinho à Uneal, em Arapiraca. 

Recebeu permissão

Após receber permissão do deputado estadual Severino Pessoa, o promotor entrou no terreno e gravou um vídeo, que acabou sendo publicado em um site de Arapiraca. De acordo com o promotor que ouviu testemunhas no local, tanto o trator quanto um caminhão estavam sendo utilizados na demolição de uma casa e retirada de entulhos. Tudo foi constatado e registrado pelo representante do Ministério Público em vídeos e fotos.

O promotor Napoleão Amaral abriu investigação preparatória e a oitiva das testemunhas.

Professor volta atrás

Na terça-feira, 10, o promotor informou que, entre as cinco testemunhas ouvidas até agora, estava o autor da denúncia, o professor da Uneal Jeferson Piones da Silva que, desta vez, revelou que “ao ver as fotos do deputado nos veículos de imprensa, disse não ter certeza de que se tratava do deputado ‘envolvido’”, apesar de em um depoimento gravado pelo Ministério Público e divulgado amplamente ter falado abertamente ter visto o deputado naquele terreno, de terno e gravata. 

Não tem “certeza”

“Agora, em depoimento, ele disse não ter certeza de que o deputado Severino Pessoa estaria envolvido nesse esquema”, revelou o promotor, assegurando, no entanto, que outros depoimentos, fatos e testemunhas comprovam o contrário. “Os depoimentos da próxima quinta-feira só irão corroborar o que já estamos cientes”, garantiu Napoleão Amaral. 

Foram notificados

“Eles já foram notificados e, na próxima semana, deveremos concluir o relatório”, disse o promotor Amaral.

O terreno se localiza na Rua Manuel Protásio, no Bairro Alto do Cruzeiro, em uma transversal da rua da Uneal.

Considerou grave

O prefeito Rogério Teófilo garante não ter conhecimento desse episódio, que considerou “gravíssimo” e que irá adotar as providências cabíveis ao caso.

Velho Chico

Com Elisana Tenório - Uma comissão formada por representantes técnicos e políticos de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia irá planejar, a partir de agora, ações contínuas que resultem na revitalização do Rio São Francisco.  A iniciativa foi definida após a palestra do pesquisador João Suassuma – um dos maiores pesquisadores do país sobre o assunto -, que ocorreu na sede da AMA, em Maceió, em uma iniciativa do prefeito de Traipu, Eduardo Tavares.

Situação grave

“Temos que sair da discussão e fazer algo prático para reduzir a gravidade da baixa vazão do São Francisco, que, hoje, é de 500 metros cúbicos por segundo. A situação é tão grave que, em alguns trechos, é possível atravessar caminhando. Em minha avaliação, nosso Velho Chico está prestes a morrer”, declarou Eduardo Tavares.

Frente de trabalho

Ele ressaltou a importância da formação dessa frente de trabalho, para que ações políticas possam ser realizadas com a maior brevidade possível. “Precisamos nos unir para levar essa proposta para frente. Não importa a forma, mas precisamos encontrar alternativas eficientes para salvar o Rio São Francisco. Agora, com a participação e o empenho do governador Renan Filho junto a essa comissão, sinto-me mais confiante”, disse.

Abastecimento

Em Alagoas, 11 municípios são ribeirinhos e dependem diretamente do rio. Outros 40 integram a bacia e dependem das águas do São Francisco para o abastecimento. No último dia 4, o Rio São Francisco completou 516 anos, mas pouco tem o que comemorar. Na sua descoberta o volume era de 11 mil metros cúbicos por segundo, e hoje é de apenas 550 metros cúbicos por segundo.

Para o engenheiro João Suassuna, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, a situação é grave e se não tiver uma ação ágil e integrada desses municípios, o rio não vai chegar em lugar nenhum.

Collor e Célia no governo?

Em Arapiraca, a expectativa que surgiu durante comentários dos bastidores políticos, é a de que o senador Fernando Collor irá formar chapa ao governo do Estado tendo como vice a sua eterna aliada, a ex-prefeita Célia Rocha, para as eleições do próximo ano.

PELO INTERIOR

... O ministro do Turismo, Marx Beltrão, prossegue em campanha pesada a uma vaga ao Senado Federal em 2018, apesar de ainda estar no partido do candidatíssimo senador Renan Calheiros, o PMDB. 

... Nas redes sociais, Beltrão garantiu que “teve uma surpresa emocionante”, ao ser recebido pela equipe do ministério com palavras de reconhecimento pelo primeiro ano de gestão à frente da pasta. 

... Governo do Estado liberou, na quarta-feira, 11, o pagamento de salários dos servidores públicos, referente a setembro. Estão sendo contemplados funcionários da segunda faixa salarial, que recebem acima de R$ 2.340,00.

... O Lago do Goiti - uma das referências turísticas de Palmeira dos Índios e de Alagoas - vai ganhar cara nova. O prefeito Júlio Cezar e o ministro do Turismo, Marx Beltrão, assinaram na sede da Caixa Econômica Federal contrato de revitalização e urbanização do Lago do Goiti. 

... A obra custará R$ 4 milhões e os recursos são provenientes, do Ministério do Turismo, já estando disponíveis para o início das obras.

... Marx Beltrão disse que é obrigação fazer com que o turismo se desenvolva em cada canto do Brasil e, em especial, em Alagoas. 

... “Palmeira dos Índios é uma terra de uma cultura gigante. Já está sendo feita as obras de revitalização do entorno do Cristo Redentor da Serra do Goiti, e agora, o prefeito Júlio Cezar vai fazer a urbanização do Lago do Goiti, uma obra importantíssima para os palmeirenses e para os turistas que visitam a cidade”, alegou.

...  Ex-vereadora de Palmeira dos Índios, Sheila Duarte está internada no Hospital Regional Santa Rita, onde faz avaliações médicas para exames de tonturas e desequilíbrio, sintomas que sofreu após acidente com fraturas nos dois punhos e no tórax, há dois meses.

... A todos, um excelente final de semana, repleto de paz e saúde. Até a próxima edição!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia