Acompanhe nas redes sociais:

17 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 939 / 2017

18/09/2017 - 09:27:01

ABC do Interior

Roberto Baia

Briga boa

O vereador Sérgio do Sindicato bateu o pé e não entregou os tratores, mesmo com o pedido de devolução feito Prefeitura de Arapiraca, alegando que a gestão anterior oficializou a cessão dos equipamentos. Ocorre que o prefeito Rogério Teófilo revogou a cessão que havia. Contudo, a revogação é um instrumento legal do Executivo, por envolver bens da municipalidade. Precisando dos tratores para o atendimento aos produtores de outras regiões, a Prefeitura manifestou o pedido de devolução, o qual foi ignorado pelo vereador.

Mandado de Segurança

É que o trator de propriedade da Prefeitura estava atendendo aos interesses particulares do vereador. Ele escolhia quem teria o direito de se beneficiar com o equipamento público.

Para surpresa do vereador, na sexta feira (08), recebeu o pedido de devolução em forma de Mandado de Segurança, com intervenção da Polícia Militar, retornando a posse dos tratores à Prefeitura. 

Os equipamentos não foram apreendidos, foram sim, objeto de reintegração de Posse, por parte do Poder Executivo Municipal.

Quer de volta

Porém, Sérgio do Sindicato insiste na devolução dos tratores à Associação de Moradores da Vila Fernandes, que tem como presidente, seu irmão, alegando que um trator foi conseguido por uma Emenda Parlamentar do deputado Paulão, e o outro cedido, em 2014, pela administração Célia Rocha.

Contudo, a Prefeitura como proprietária dos bens, pediu a Justiça o direito de reaver os equipamentos, de forma judicial, já que seu pedido de devolução feito ao vereador, não fora atendido.

Pelo andar da carruagem, a briga é boa e está apenas começando. 

 Nova Cidadã

A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça, a Mesa Diretora e os demais vereadores, participaram na quarta-feira, 13, da solenidade para entrega do Título de Cidadã Honorária de Arapiraca à professora Eliene Aparecida Holanda Cavalcanti, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Campus de Arapiraca.

Autora da homenagem, a Professora Graça que destacou o papel de Eliane Aparecida, que é Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia Animal e Doutora Pela Escola de Engenharia  pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 Novo desafio

Após nove anos de uma carreira bem-sucedida na advocacia e no ensino universitário, o advogado Dagoberto Omena decidiu encarar um novo desafio e assumiu o cargo de diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. O objetivo dele é ampliar o papel cultural e social da instituição centenária, atual carro-chefe do mercado editorial alagoano.

Omena já foi procurador-geral de São José da Laje e de Paulo Jacinto e professor do curso de Direito da Universidade Maurício de Nassau, durante quatro anos. Passa a comandar uma equipe formada por 80 colaboradores em um parque gráfico dos mais requisitados.

Palmeira dos Índios

Prefeitos do Agreste, Sertão e Vale do Paraíbas estiveram reunidos, na quarta-feira, 13, em Palmeira dos Índios, onde discutiram o encerramento dos lixões, que, segundo previsão, deverá ocorrer até dezembro. Também discutiram a construção do aterro sanitário do Agreste e das áreas de transbordo, que inclui a implantação de uma sede em Palmeira. O tratamento adequado do lixo urbano é uma das soluções desafiadoras para os municípios alagoanos, que precisam acabar de vez com os lixões, segundo determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pelo decreto federal 12.305/10.

 Estacionamento

O superintendente da SMTT de Arapiraca, Jodelmir Pereira de Souza, orientou as empresas, nesta quarta-feira, sobre a regularização do estacionamento para idosos e deficientes com prazo até o mês de outubro. Os representantes das empresas que oferecem estacionamento de uso coletivo conheceram normas e parâmetros exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito a respeito das resoluções 304/2008. Elas dispõem sobre as vagas de estacionamento destinadas a veículos que transportam pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção. Também foi tratada a lei 303/2008, que trata sobre vagas de estacionamento de veículos destinadas às pessoas idosas.

Incentivo ao esporte

A  superintendente Municipal de Lazer e Juventude, Valsandy Veras, recebeu um grupo de skatistas no Centro Administrativo. Foi apresentado um projeto de reforma da Praça Afrânio Salgado Lages, no bairro Jardim Tropical, em frente ao Terminal Rodoviário de Arapiraca, que valorizará a prática do esporte.

Valsandy Veras explicou que o objetivo da reunião foi apresentar o projeto aos usuários de espaços públicos para a prática esportiva.

PELO INTERIOR

... Em virtude do feriado deste sábado (16), que marca os 200 anos da emancipação política do Estado de Alagoas, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informa que alguns mercados e feiras não funcionarão naquela data, exceto a feira do bairro Itapoã, que vai atuar normalmente.

... Além do Mercado Público e seu anexo, também não haverá atividades no Shopping Popular, no Mercado do Artesanato e na feira fixa (boxes) da Praça da Fumageira.

... O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito de Cacimbinhas Hugo Wanderley, garantiu à diretoria da Cooperativa de produtores de leite de Alagoas que irá entrar na luta para manter o programa que beneficia 80 mil famílias no Estado, com um litro do produto, quatro vezes por semana. 

... Mais de três mil agricultores familiares que fornecem leite para o programa correm o risco de perder uma importante renda, de R$ 1,26 por cada litro fornecido, o que pode elevar a maioria deles a abandonar a atividade.

... Com 7segundos: Um ciclista de aproximadamente 23 anos, identificado como José Cícero Constantino Lúcio, mais conhecido como “Tita”, faleceu na quarta-feira (13) no acostamento da rodovia AL-220.

... A fatalidade aconteceu nas proximidades do sítio Grota, município de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas, após o trabalhador rural ser atropelado por um carro de passeio que não foi identificado por populares que presenciaram o ocorrido.

... Segundo o pai da vítima, o trabalhador rural Donizete Constantino Lúcio, 50 anos, o filho passou a noite fora de casa e como tinha o costume de beber muito, ele poderia estar alcoolizado no momento do acidente.

... A Câmara dos Deputados aprovou o projeto do senador Benedito de Lira que amplia área de atuação da Codevasf em Alagoas. Desde o ano passado, o projeto já havia sido votado no Senado e foi enviado para a Comissão da Constituição da Justiça da Câmara. Devido ao caráter terminativo, a aprovação do parecer do relator na CCJ foi suficiente para o projeto estar pronto para ser sancionado pelo presidente da República.

... Foi decisiva a atuação do deputado Arthur Lira na Comissão de Constituição e Justiça. Com a experiência de quem já presidiu a CCJ, Arthur Lira conseguiu acelerar a tramitação, facilitando o trabalho do relator, o deputado Fausto Pinato (PP-SP). 

... O senador Benedito de Lira disse estar muito feliz com a aprovação do seu projeto, afirmando que é o coroamento de uma luta de dois anos. A iniciativa permite que 80% dos municípios alagoanos sejam atendidos.

... Aos leitores da coluna desejamos um excelente final de semana, repleto de saúde, paz e harmonia. Até a próxima edição.


Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia