Acompanhe nas redes sociais:

13 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 937 / 2017

04/09/2017 - 20:54:49

ABC do Interior

Roberto Baia

Uma fase triste

Com 99 por cento de possibilidades de cair para a Série C, o ASA amarga uma das piores campanhas dos últimos anos. Com o time em baixa – são apenas 12 pontos conquistados -, o ASA é o lanterna da competição, com apenas 25 por cento de aproveitamento.

Lembrando que o líder, o Sampaio Correia (MA), está com 69 pontos e um aproveitamento de 60 por cento. Em virtude dos maus resultados, torcedores protestaram esta semana soltando um rojão no gramado do Coaracy da Mata Fonseca.

Vai deixar

Contratado em junho, para tentar reverter o quadro caótico do clube no Grupo A, soube-se, nos, bastidores, que o técnico Marcelo Vilar pediu para deixar o comando técnico do ASA, no último final de semana, o que não teria sido aceito pela diretoria do clube. Ainda segundo os torcedores, falta pulso para a direção fazer com que o treinador faça valer as atribuições da sua função. Mesmo perdendo em casa, o elenco continua sendo imexível, mesmo tendo boas opções no banco. Imperdoável.

A equipe depende de combinação de resultados dos outros times para não ser rebaixada, pelo menos a partir da próxima rodada.

Lago da Perucaba I

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), já ordenou licitação, para revitalizar o Lago da Perucaba. O processo licitatório encontra-se em andamento junto à Caixa Econômica Federal. “São 10 milhões e 300 mil reais que se encontram na Caixa para licitação, para podermos desenvolver um projeto e devolvermos aquele local totalmente em condições, como estava em sua inauguração”, assegura Teófilo, lembrando que os recursos foram assegurados através do Ministério das Cidades.

Lago da Perucaba II

O Lago da Perucaba teve a primeira parte inaugurada em 2009, durante a gestão de Luciano Barbosa e com recursos assegurados através de emendas parlamentares do senador Renan Calheiros. Teve sua decadência marcante durante a administração da ex-prefeita Célia Rocha, que prometeu sequenciar as obras, o que não aconteceu.

Saúde fortalecida

Ao entregar 20 novas ambulâncias e um helicóptero destinados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta quarta-feira, 30, em Arapiraca, o governador Renan Filho (PMDB) confirmou a contratação, em outubro, de 150 novos profissionais para a saúde da cidade e da região do Agreste, fazendo com que o Hospital de Emergência  Daniel Houly “pule de 40 para 120 leitos, todos com recursos próprios de Alagoas”, adiantou. “ Vamos dar continuidade ao grande trabalho da Unidade de Emergência do Agreste, construída no governo Ronaldo Lessa e que, agora, vai ter a maior ampliação da sua história, completou.

Ambulâncias

Com as ambulâncias entregues, serão beneficiados, além de Arapiraca, com quatro, os municípios de Maceió, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Coruripe, Viçosa, Atalaia e Cacimbinhas.

Cada ambulância custa R$ 194 mil e, segundo o governador, mais 20 serão entregues ainda este ano. Cada uma delas é tripulada por um condutor socorrista, dois técnicos de enfermagem, aspirador, nebulizador, torpedos de oxigênio, maca articulada, suportes para soro, estetoscópio, tensiômetro e colar cervical. Dispõem também de Desfibrilador Automático Externo.

Coletiva

Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, também entregarem uma aeronave que ficará à disposição das urgências e emergências de todo o Estado, auxiliando a remoção dos pacientes em condições de gravidade para a unidade hospitalar mais próxima.

Durante entrevista coletiva à imprensa, Renan Filho criticou a falta de ações do governo federal e do presidente da República, Michel Temer, que não está dando suporte não apenas para as ações da saúde. “Isso que estamos fazendo hoje seria obrigação do governo federal, que não está atuando nem na saúde nem em outras áreas.”

Mais uma ação

A quarta edição da Ação Social Pet foi realizada no último sábado (26). A iniciativa foi promovida pelo Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire, em parceria com o médico veterinário Daniel Tenório.

A ação aconteceu no bairro Planalto, em Arapiraca, e teve como finalidade atender animais de pequeno porte, como cães e gatos, um serviço prioritário para pessoas sem condições financeiras de pagar atendimento particular.

Exames

Seis médicos veterinários, estagiários e auxiliares, além de voluntários e demais profissionais da área da saúde, realizaram cadastros, consultas, avaliações clínicas e encaminhamentos. Durante o evento uma equipe de enfermagem do Complexo ofertou gratuitamente aferição de pressão, exame de glicemia e testes rápidos para aquela comunidade.

Promoção da saúde

Além de parabenizar a ação pet, Cícero Bezerra, um dos beneficiados da ação, falou que o serviço contribui para a promoção da saúde, pois além de cuidar dos animais, a ação cuida também da saúde da família.

“Foram mais de 190 animais cadastrados e atendidos, pela 4ª edição da ação pet. Dia de muito trabalho, mas gratificante, em ver tantas pessoas carentes sendo beneficiadas pelo serviço”, falou Daniel Tenório, veterinário.

PELO INTERIOR

... Durante a sessão ordinária de terça-feira (29), a Câmara Municipal de Arapiraca aprovou indicação do vereador Marcos Caetano (PTC), solicitando ao prefeito Rogério Teófilo e à secretária de Educação, Mônica Pessoa, a disponibilização de uniformes gratuitos para os alunos da rede pública municipal que participam do Programa Bolsa Família.

... De acordo com o parlamentar, muitas mães de alunos ganham pouco e não têm condições de arcar com mais esta despesa. Para o vereador, é preciso que esta situação seja observada com mais atenção por parte da administração municipal.

... A indicação recebeu o apoio dos vereadores Willomaks da Saúde e Professora Graça, que enalteceram a iniciava do vereador de voltar o olhar para a população mais carente.

Também foi aprovada indicação da vereadora Sinielza Pessoa (PSD) e Willomaks da Saúde (PRP), solicitando ao prefeito Rogério Teófilo e a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, reativar a ala cirúrgica do Centro de Zoonoses de Arapiraca.

... Em sua justificativa, a vereadora ressaltou o elevado número de animais soltos nas ruas de Arapiraca, tem causado transtornos à população, inclusive com ataques.

... A vereadora disse que a secretária Aurélia Fernandes já recebeu o órgão completamente abandonado e que recebeu da própria secretária a garantia de que o problema será resolvido.

... Porém, as explicações da vereadora Sinielza Pessoa não foram bem aceitas pelo vereador Rogério Nezinho (PMDB). Ele afirmou que o órgão municipal está desativado e completamente abandonado e precisando de uma melhor atenção.

... O governador Renan Filho (PMDB) revelou, em Arapiraca,  a data limite para a publicação do edital do concurso público para a Secretaria de Educação.

... O prazo será até o dia 31 de outubro para o certame que ofertará 800 vagas para professores da rede pública estadual de ensino. 

... Ao lado do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), entre outros prefeitos, vereadores, e dos deputados estaduais Ricardo Nezinho (PMDB), Severino Pessoa (PSC), Tarcizo Freire (PP), Jairzinho Lira (PMDB) e Isnaldo Bulhões (PMDB) , Renan Filho elogiou o trabalho desenvolvido pelo vice-governador e secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, à frente da pasta.

... Sob aplausos do público que compareceu à solenidade ocorrida no Largo Dom Fernando Gomes, na quarta-feira 30, no centro da cidade, o governador lembrou que já foram construídas seis novas escolas em Alagoas, sendo 35 em regime de tempo integral, 70 novos ginásios poliesportivos, entre outras importantes obras e projetos, bem como o primeiro Centro de Educação Integral (CEI) de Alagoas, que está sendo construído em Arapiraca. 

... Aos nossos leitores desejamos um excelente final de semana. Até a próxima edição.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia