Acompanhe nas redes sociais:

19 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 937 / 2017

04/09/2017 - 20:49:48

Meio Ambiente

Sofia Sepreny da Costa

Mata Atlântica

Uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) de Alagoas e a Pointer Revestimentos Cerâmicos, empresa do Grupo Portobello, vai proporcionar a distribuição de mil mudas de plantas frutíferas e da Mata Atlântica para replantio.

Nutrição de rebanho 

Com o auxílio da assistência técnica da Emater Alagoas, produtores alagoanos conseguiram transformar a planta mata-pasto, considerada uma erva daninha de difícil controle, em alternativa para alimentação do rebanho bovino para o período de seca. O mata-pasto, leguminosa de ocorrência natural no Nordeste, possui alto teor de proteína e palatabilidade e, ao passar por processo de ensilagem ou fenação (conservação de forragem vegetal retendo qualidades nutritivas), se torna um alimento potencial para a alimentação do gado. O mata-pasto é colhido, passa por secagem, trituragem e é ensacado para passar pelo processo de fermentação.

Desmatamento 

O Ministério do Meio Ambiente e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações informaram no início desta semana que foi consolidada a medida da área de desmatamento na Amazônia no período de agosto de 2015 a julho de 2016.  A taxa consolidada é de 7.893 km2. Esse valor é aproximadamente 1% abaixo do que o estimado pelo Inpe em novembro de 2016, que foi de 7.989 km2.  O desmatamento observado em 2016 é 72% menor em relação à área registrada em 2004, ano em que foi iniciado pelo governo federal o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal - PPCDAm. 

Separação e 

descarte de lixo 

A ONU Meio Ambiente e a Coalizão Embalagens, formada por 23 associações empresariais do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, lançaram nesta semana na Casa da ONU, em Brasília (DF), o movimento “Separe. Não Pare”, com o objetivo de informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos. A coalizão tem como missão reduzir em 22% a quantidade de embalagens encaminhadas para aterros sanitários no Brasil até 2018

Novo Chico 

A elaboração do edital para projetos do Programa Novo Chico, com recursos da conversão de multas, espera contar com a participação do Comitê de Bacia do Rio São Francisco. A informação é do secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Jair Tannús. Ele destacou que as principais ações serão de intensificação da fiscalização ambiental pelo Ibama, a realização do Programa de Capacitação de Gestores Municipais pela Secretaria de Articulação Institucional do MMA e a conclusão do diagnóstico e início da fase de proposição de cenários e diretrizes para o Macrozoneamento Ecológico Econômico (MacroZEE) da bacia hidrográfica.

Barco robótico

O barco robótico Iracema, sigla para Instrumento Robótico Autônomo para Coleta e Monitoramento Ambiental, foi inaugurado no píer do Rio Cocó em Fortaleza. O barco pode ser controlado remotamente, realizar análises e monitoramentos e enviar os dados em tempo real para instituições como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além de realizar batimetria e mensuração da profundidade das massas de água.

Desafio Ambiental 

O Desafio Ambiental promovido pelo WWF-Brasil encerrou suas inscrições no dia 9 de agosto, com a adesão de 132 iniciativas. O Desafio, que visa identificar e fortalecer experiências inovadoras e modelos de negócio e de produção que promovam a restauração florestal, vai proporcionar um período de imersão para oito iniciativas finalistas entre os dias 18 e 21 de setembro.  Os interessados podem checar os selecionados no site da WWF-Brasil. Os selecionados passarão agora para as mentorias, promovidas por instrutores convidados pelo Impact Hub e Sebrae.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia