Acompanhe nas redes sociais:

15 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 936 / 2017

28/08/2017 - 19:22:13

ABC do Interior

Roberto Baia

O áudio não mente

A Audiência Pública realizada na semana passada na Câmara Municipal de Arapiraca acabou se transformando em um espetáculo, no mínimo, sinistro. Vejamos: o tema foi a Saúde Pública Municipal de Arapiraca e teve como protagonista a secretária Aurélia Fernandes. Após falar por mais de duas horas para os vereadores e um público em sua maioria formado por assessores, sem a participação da sociedade civil organizada, ela falou (sim!!!) da Makri Construções, que teria recebido  80% e executado, apenas, 50% das obras, fato que estranhamente negou, através de postagens em grupos de wathSapp de seus assessores.

Muito estranho

E o mais estranho ainda foi o fato de ter negado que encontrou R$ 8 milhões de débitos com prestadores de serviços, dentre eles hospitais conveniados, que teria sido “herança” do ex-gestor da pasta, Ubiratan Pedrosa. Este colunista solicitou e foi prontamente atendido pela Mesa Diretora da Câmara, que liberou o áudio completo do pronunciamento da Secretária Aurélia Fernandes. 

Agora, é preciso saber qual foi a intenção da secretária em negar o que falou. Que tem algo que não cheira bem nessa história, não há o que negar.

E, como perguntar não ofende, quem realmente está à frente da Makri Construções? Será  que esse é o motivo da preocupação da secretária?

Lula em Arapiraca

O ex-presidente Lula segue em sua caravana pelo Nordeste do Brasil. Na quarta-feira (23), ele chegou em Arapiraca e se dirigiu ao Ginásio João Paulo II, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Em seu discurso, ele afirmou que o seu verdadeiro título Doutor Honoris Causa será recebido “quando o filho de um pobre virar doutor em cada canto do Brasil”.

Perseguição

Luiz Inácio da Silva também criticou a Justiça do país por interferir na autonomia universitária. Ele relatou a perseguição sofrida pelo reitor da Uneal, Jairo Campos, e destacou que a universidade foi a primeira a formar índios no Brasil.

Um de seus orgulhos, de acordo com o ex-presidente, é ter interiorizado as universidades federais. Lula disse que o povo nordestino não era inferior, apenas faltava oportunidade.

Investimento

“Em 12 anos foram feitas mais de 400 escolas técnicas, só em Alagoas foram quatro”, ressaltou o petista. Para Lula, tudo isso foi possível porque ele entende que investimento em educação não é gasto, e sim a criação de oportunidades de Justiça social com desenvolvimento.

Acompanham a comitiva do ex-presidente o governador de Alagoas, Renan Filho; o senador Renan Calheiros; o deputado federal Paulão; o vice-governador e secretário de Educação do Estado, Luciano Barbosa; a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia; entre outros.

Lula em Penedo

A cidade de Penedo recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou de barco pelas águas do rio São Francisco, após a passagem de três dias em Sergipe. Ao desembarcar na cidade, Lula fez duras críticas ao atual governo e afirmou que Temer “parece marido que não trabalha e sai vendendo as coisas da casa”, ao comentar a intenção do governo federal de privatizar a Eletrobras.

Incentivo ao esporte

Na próxima quarta-feira (30), a partir das 15 horas, a educadora e empreendedora da Educação, Lucineide Afonso de Almeida, fará o lançamento do seu mais novo espaço do Colégio Santa Esmeralda, localizado no bairro Brasília, em Arapiraca. Após 26 anos de atuação no município e pouco mais de mil alunos matriculados, a instituição terá o seu próprio ginásio esportivo próprio, cuja inauguração deverá ocorrer ainda ano.

Estrutura moderna

O ginásio de esportes do Santa Esmeralda trata-se de mais uma etapa realizada no que antes era um sonho de Lucineide de Almeida. A unidade esportiva, cujas obras já iniciaram, será dotada com uma estrutura ampla e moderna. Na mesma tarde, terão início os Jogos Internos do colégio que acontecerão na quadra do Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca (Cesama), também no bairro Brasília.

Corrida presidencial

Mesmo antes da visita de Lula, que reuniu centenas de arapiraquenses no Ginásio João Paulo II, o ex-presidente já disparava como preferido do eleitorado, na corrida presidencial de 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública.

No levantamento, Lula aparece com 45% das intenções de votos; Jair Bolsonaro tem 11%, Marina Silva 9%, Geraldo Alkmin 3%, Ciro Gomes 2% e João Dória 1%. Os votos brancos e nulos somam 17% e os indecisos, 10%.

Elogiou Renan

Mesmo sendo vaiado em alguns momentos, o que o povo alagoano não pode - nem deve – esquecer é que o senador Renan Calheiros (PMDB) é o principal responsável pela vinda do ex-presidente Lula não só ao estado, mas a outras regiões do Nordeste.

O ex-presidente elogiou a integridade do senador alagoano na presidência do Senado e seu decidido apoio aos projetos de interesse do povo brasileiro.

Lula levantou a multidão ao dizer que poderá voltar a disputar a presidência da República.

PELO INTERIOR

... A cerimônia de premiação da décima terceira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na quarta-feira (23), no Palácio República dos Palmares, em Maceió, mostrou que Arapiraca foi o município que mais cresceu na obtenção de medalhas em todo o Estado de Alagoas.

... Os alunos de Arapiraca conquistaram seis medalhas de prata, várias medalhas de bronze, nas mais recentes edições da Olimpíada, incluindo também as menções honrosas que saltaram de dez para 80 distinções por mérito dos estudantes da Escola Estadual Professor José Quintela Cavalcanti.

... Este ano, a avaliação foi aplicada no dia seis de junho, por meio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio do Governo Federal.

... A Obmep visa descobrir talentos da Matemática, bem como estimular o interesse pela disciplina. Em Alagoas, a Olimpíada é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

... Um exemplo do crescimento exponencial dos estudantes da rede estadual de Arapiraca na competição é o aluno José Dener Lira, da Escola Quintela Cavalcanti.

... O jovem estudante do 3º ano do Ensino Médio é trimedalhista de bronze. Na entrega da medalha, em Maceió, o aluno disse que o segredo para as conquistas é a dedicação e a vontade constante de estudar.

“O apoio do professor de matemática é muito importante também. Agora, meu sonho é concluir o ensino médio e entrar na universidade”, declarou José Dener, que recebeu a sua terceira medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática.

... A aluna Danielle Vicente de Farias, da Escola Quintela Cavalcanti, também recebeu a medalha.

... Outros jovens estudantes de escolas ligadas à 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere), sediada em Arapiraca, também foram premiados.

... O coordenador da Obmep em Alagoas, Adelailson Peixoto, fez questão de destacar o empoderamento dos alunos da rede estadual, com destaque, este ano, para a Escola Estadual Professor José Quintela Cavalcanti, de Arapiraca.

... “É notório o engajamento de estudantes e professores, que receberam formações para trabalhar a metodologia das resoluções de problemas. Essa metodologia foi para a sala de aula e impactou positivamente no resultado que vamos agora”, acrescentou.

... Desejamos aos nossos leitores um final de semana repleto de paz, saúde e prosperidade. Até a próxima edição. Fui!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia