Acompanhe nas redes sociais:

22 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 935 / 2017

20/08/2017 - 11:16:46

PF investiga emissão de certificados falsos por escola

esquema foi desarticulado pela Operação Maureiros

José Fernando Martins [email protected]
Daniel Silvestre, delegado responsável pela Operação Maureiros

Prefeituras de Campo Alegre e Teotônio Vilela contrataram funcionários para cargos comissionados sem formação escolar adequada. Para se encaixar nos requisitos necessários para o trabalho, servidores utilizaram certificados falsos. O esquema foi desarticulado pela Polícia Federal (PF-AL) durante Operação Maureiros, nesta quinta-feira, 17. 

Foram expedidos nove mandados de busca e apreensão e oito de condução coercitiva. A ação contou com efetivo de 35 policiais federais para execução das medidas judiciais expedidos pela 17ª Vara Criminal. Em entrevista ao EXTRA, o delegado Daniel Silvestre, do Núcleo de Combate ao Crime Organizado, destacou que a documentação falsificada era de certa forma grosseira.

Isso porque os certificados traziam notas semelhantes para diversos alunos, além de contar com assinatura de pessoas sem ligação com a Escola Municipal de Ensino Médio Felizardo Lima, situada no povoado de Luziápolis, em Campo Alegre. 

A PF ainda não descartou o uso desses certificados em concursos públicos. Até o momento, os prefeitos e secretários municipais não foram intimados a prestar depoimentos. 

As oito de condução coercitiva tiveram foco nos funcionários que usufruíram da falsificação. “Dos oito, sete faziam parte da Prefeitura de Campo Alegre. Só um era de Teotônio Vilela. Por enquanto, não sabemos quantos certificados foram emitidos”, explicou.. 

O material arrecadado foi levado à Superintendência Regional de PF para análise dos peritos. A denúncia chegou à instituiição no mês passado. Os suspeitos de participar do esquema podem responder por falsificação de documento público e uso de documento falso. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia