Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 935 / 2017

17/08/2017 - 21:37:50

Empresário lança livro sobre as disputas dos últimos 40 anos

Obra é direcionada a interessados na história política recente do estado

Maria Salesia [email protected]
Livro de Marcelo Bastos é direcionado a todos os interessados na história da política alagoana

“Eleições em Alagoas- 1978 a 2016” é o primeiro livro do empresário e cientista político Marcelo Bastos que será lançado no dia 1º de setembro, no auditório da Escola Superior da Magistratura, na rua Cônego Machado, no bairro do Farol. A obra, que traz o balanço das 20 últimas eleições no estado, vem recheada de fatos históricos, alguns pitorescos e muitas fotografias dos quase 40 anos de história da política alagoana.  O livro vem com linguagem peculiar a ponto de atrair qualquer público. Assim, estudantes, historiadores, jornalistas, professores e apreciadores da política, vão se prender na leitura das disputas eleitorais do começo ao fim. 

Foram seis meses de pesquisa no Instituto Histórico e Arquivo Público de Alagoas, mas o escritor relembra que o gosto pelo tema vem desde 1976, aos 10 anos, quando sua mãe foi candidata a vereadora pelo município de Capela (AL). Na ocasião, foi eleita com 258 votos e todos contabilizados em sua cadernetinha. O menino cresceu e o desejo de lançar uma obra com o tema caminhou junto. “O trabalho foi árduo, mas valeu à pena. Hoje tenho um bom acervo sobre eleições. O tema é interessante, porém quando se procurava sobre qualquer pleito não tinha onde recorrer”, comparou ao acrescentar que o livro vem preencher essa lacuna ao relatar campanhas, fotos e números das últimas 20 eleições em Alagoas.

São 20 capítulos e cada um relata a eleição específica daquele ano. Assim, quem quiser saber o que aconteceu nas eleições de Maceió de 2000, nas de 1990 e tantas outras, vai encontrar tudo lá. O livro reúne o que há de melhor sobre o tema e foi embasado em muita pesquisa, conhecimentos pessoal e vivência.  “O mais difícil foi encontrar tempo para fazer essa criança nascer. Tudo foi importante, porém bastante prazeroso foi catalogar as fotografias da época. Era mais romântico e puro”, comparou Bastos que tem outro projeto de lançar segundo livro já em mente. 

No capítulo que traz “Eleições Municipais no Brasil em 2000” o leitor ficará sabendo o que aconteceu em 1º de outubro (primeiro turno) e em 29 de outubro o 2º turno.  Em relação a Alagoas, o governo era Ronaldo Lessa (PSB) e na prefeitura de Maceió Kátia Born ((PSB). Nesse período o PMDB viveu momento de turbulência, culminando com a briga entre Djalma Falcão e Renan, prevalecendo “a força de Renan Calheiros e a partir daquele momento o Senador passou a conduzir os destinos do PMDB  até os dias atuais”, diz trecho do livro.

Um fato marcante, até pitoresco, que foi relatado na obra é o famoso banho da candidata Kátia Born no Riacho Salgadinho. “Kátia e o candidato a vice, Alberto Sextafeira, acompanhado por assessores, servidores municipais e cabos eleitorais, tomaram banho na Praia da Avenida e sustentaram que ‘a praia está aberta para o banho’”.  A prefeita, além de cumprir a promessa de tomar banho na Avenida, foi reeleita com 170.073 (61,25%) dos votos. Régis Cavalcante, o segundo colocado ficou com 38,74% das intenções de voto.

Fraudes em eleição, fatos marcantes e tantas outras histórias relacionadas foram contados no livro. São 40 anos à disposição do leitor que poderá conferir estas e tantas outras histórias da política alagoana a partir do dia 1º de setembro.

O dia do lançamento do livro reserva outras atrações. Paralelamente a sessão de autógrafo, acontece uma exposição com fotografias relacionadas ao período eleitoral das 20 últimas eleições. Um telão com jingles de campanhas de eleições passadas também fará parte da 

O ESCRITOR 

 Marcelo de Melo Bastos nasceu em Capela, Alagoas. Casado e pai de duas filhas tem uma carreira promissora e de sucesso. Em 1993 criou o Marcelo Curso Vestubulares e em 2001 a primeira unidade do colégio Pontual, em Maceió. Diante dos relevantes serviços prestados à educação de Alagoas, recebeu em 2005 a Comenda Graciliano Ramos, da Câmara Municipal de Maceió.

Bastos é ainda um grande especialista em eleições em Alagoas. Para se ter uma ideia de seu potencial sobre o tema, nas eleições para vereador em 2012 em Maceió acertou 100% nas previsões. Em 2014 não foi diferente. Para deputado Estadual e Federal o professor e analista político acertou os nove federais eleitos e das 27 cadeiras para o Estado, acertou 25. Nas eleições para vereadores em Maceió de 2016, das 21 vagas acertou 19. Vale ressaltar que todas essas previsões de Marcelo Bastos foram publicados à época no jornal EXTRA.  

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia