Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 934 / 2017

14/08/2017 - 19:30:40

ABC do Interior

Roberto Baia

“Velório” e vaias em Arapiraca

Com apoio do Sinteal/Agreste, professores da rede municipal de ensino, em greve há mais de três meses, promoveram na manhã de quarta-feira, 9, o “velório” e uma espécie de enterro simbólico do prefeito Rogério Teófilo e do secretário de Administração, Antônio Lenine. O movimento aconteceu dentro do projeto PARTICIPAÊ, evento que abriu as comemorações da Semana do Estudante, na Praça Luiz Pereira Lima. 

Algumas autoridades que estavam presentes chegaram a ser vaiadas pelos manifestantes.

Sem diálogo

Os profissionais da Educação se queixam da falta de compromisso da atual gestão, que não negocia e nem admite dividir o valor do repasse de 7,64%. Eles chegaram a baixar o valor para 5%, mas o prefeito arapiraquense ofereceu, apenas, 2.33%.

Com o impasse, a greve continua e mais de 32 mil alunos podem perder o ano letivo.

Descontentamento

A passeata em torno da Praça Luís Pereira Lima, também conhecida como Praça da Prefeitura, marcou o descontentamento dos trabalhadores da Educação com o prefeito Rogério Teófilo. Outro integrante, da Administração atual, foi o secretário de Gestão Lenine, que também foi lembrado pelos manifestantes.

Autoridades presentes

O fato ocorreu na abertura das comemorações da Semana do Estudante, que teve as presenças  da secretária de Esportes de Alagoas, Cláudia Petuba; da presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça Lisboa; dos promotores do evento, vereadores Fábio Henrique e Leo Saturnino, que falaram para o público presente, e prestaram solidariedade às reivindicações dos profissionais da Educação.

Pagou salários

Ao concluir na quarta-feira, 9, o pagamento dos salários de dezembro de 2016 dos servidores municipais, cuja herança foi deixada pela prefeita Célia Rocha, o prefeito Rogério Teófilo arrancou elogios de aliados e até mesmo de rivais políticos, críticos ferrenhos do governo tucano.

Acredita no prefeito

“Eu acredito na gestão de Teófilo”, disse a presidente da Câmara Municipal, Graça Lisboa. “Ele está mantendo em dia o pagamento dos salários e tem projetos importantes para colocar em prática. Essa fase vai passar e teremos bons resultados daqui pra frente”, afirmou.  

Feira Grande

A Câmara Municipal de Feira Grande concedeu o título de Cidadão Honorário do município de Feira Grande ao juiz de Direito José Miranda dos Santos Júnior pelo seu comprometimento, e pela sua colaboração no desenvolvimento social do município. A solenidade aconteceu no Fórum de Feira Grande, na tarde de terça-feira (8). Estiveram presentes advogados, secretários municipais, procuradores, funcionários do Fórum, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto do Vanda, demais vereadores e o prefeito Flávio do Chico da Granja.

MP de olho em Girau

A Promotoria de Justiça de Girau do Ponciano expediu recomendação ao chefe do Poder Executivo daquele município, Davi Ramos de Barros, pedindo a redução no valor do contrato firmado com o Posto de Gasolina Autopel (Auto Posto Progresso Ltda), estimado em R$ 3.595.210,30. A empresa foi contratada pela Prefeitura para prestar serviços no período entre julho e dezembro deste ano e o montante destinado a ela ultrapassou, significativamente, o valor pago nos três anos anteriores.

Sem justificativa

De acordo com o promotor de Justiça Kleber Valadares, o valor contratado para 2017 majorou o consumo mensal em mais de R$ 200 mil, se comparado com o ano passado e isso ocorreu sem justificativas convincentes.

Com base no artigo 65, da Lei nº 8.666/93 - a Lei de Licitações - a Promotoria de Girau do Ponciano recomendou que a Prefeitura suprima “por acordo ou unilateralmente, o valor inicial atualizado do contrato para que se atinja patamares razoáveis de fornecimento de combustíveis, considerando a demanda de anos anteriores, sob pena de ajuizamento de improbidade administrativa”.

Recomendação

Ao posto de combustíveis, Kleber Valadares orientou que a empresa “emita, sempre, a nota ou cupom fiscal referente a cada abastecimento”.

Ainda na recomendação, o promotor de Justiça menciona os princípios básicos da legalidade, moralidade, igualdade e proibida administrativa e fez um comparativo de valores referentes ao fornecimento de combustíveis à Prefeitura nos seis meses de 2017 com os anos de 2014, 2015 e 2016.

Explicações


“Não é concebível um aumento demasiado como o que constatamos. Temos de cobrar explicações do gestor e adotarmos providências. A Promotoria confirmou que, mensalmente, há um acréscimo de mais de duzentos mil reais no abastecimento e não dá para ficar inerte diante dessa disparidade”, afirmou Kleber Valadares.

PELO INTERIOR

... Não é nada saudável o clima na Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, apesar dos 15 vereadores apoiarem o prefeito Júlio Cezar.    

... O que deixa transparecer para o povo palmeirense é que a queda de braço é por conta da futura presidência da Casa, onde o vereador Agenor Leôncio conta com total apoio de nove vereadores, fato que deixou o atual presidente, Junior Miranda, um tanto chateado com a rebeldia dos colegas. Afinal, todos apoiam o gestor. Ou não?

... Durante dois dias (quarta e quinta) a população de Arapiraca contou com uma grande opção de serviços, lazer e atividades esportivas, com o projeto “Participaê”.

.... O projeto foi promovido pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj), em parceria com a Câmara de Vereadores. A iniciativa dos vereadores Fábio Henrique (PCdoB) e Léo Saturnino (PMDB) contou com apoio de secretarias de governo e iniciativa privada.

... Uma educação baseada em projetos temáticos, com o propósito de integrar várias áreas do conhecimento e aumentar o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.

... Com esse propósito, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem promovido diversas ações para tornar as aulas cada vez mais dinâmicas e atrativas para os alunos da rede estadual.

... Uma destas é o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), que propõe um redesenho da proposta curricular e oferece para a unidade de ensino uma verba específica para executar os projetos planejados.

... Em Alagoas, 125 estabelecimentos de ensino da rede estadual receberam verba do programa, e uma delas tem se destacado com suas ações inovadoras, que é a Escola Estadual de Tempo Integral Isaura Lisboa (Epial), localizada na cidade de Arapiraca.

... Idealizada pelo professor de Geografia Geovane Leite, com apoio do professor Alexandre, a Ecotrilha de Bike está mobilizando dezenas de alunos na escola.

... Com o apoio da 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere), por meio da educadora Égide Amorim, as ações colocam os estudantes como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.

...  “Fiquei surpresa e admirada com o envolvimento de todos os jovens, e com o comportamento exemplar dos alunos”, relata a educadora.

... Na primeira edição da Ecotrilha de Bike, no último fim de semana, os alunos da Escola Isaura Lisboa foram até as proximidades da nascente do Rio Perucaba, na Vila Fernandes, na zona rural de Arapiraca.

... Um ótimo final de semana para todos. Até a próxima edição!



Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia