Acompanhe nas redes sociais:

18 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 933 / 2017

07/08/2017 - 20:15:25

Meio Ambiente

Sofia Sepreny da Costa

Resíduos industriais 

Um sistema de controle de resíduos industriais será implantado no estado de Alagoas depois de um convênio ser firmado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) e pela Fundação para o Meio ambiente de Santa Catarina (Fatma), com o apoio técnico da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre). A proposta é replicar a ferramenta de Santa Catarina, que funciona há mais de um ano na região e conta atualmente com a adesão de cerca de 40 mil empresas. 

Reflorestamento de encostas

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) está realizando ações de reflorestamento em encostas atingidas pelas fortes chuvas. Foram plantados bambus e outras plantas importantes para o controle hídrico do solo. A iniciativa tem como objetivo minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir uma qualidade de vida ambiental no local. O plantio começou no Loteamento Fernandez e deve se estender para mais locais de Maceió. Além de bambu, também serão plantados ipês.

População de golfinhos 

O Programa de Monitoramento de Cetáceos, desenvolvido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), registrou neste ano uma população fixa de 400 golfinhos nos arredores dos portos do Paraná, o que significa um aumento de 50 indivíduos nos últimos três anos. O monitoramento abrange toda a Baía de Paranaguá. Desde o ano de 2014, houve um crescimento de 14% na população de golfinhos observada.

Sacolas plásticas na praia 

Na última terça-feira,1, uma grande quantidade de sacolas plásticas apareceu na areia da praia de Ipioca, em Maceió. As sacolas estavam poluindo a área e estavam extremamente pesadas por causa da areia sobre elas. Uma cena como a constatada faz com que a população tenha mais consciência do estrago ambiental que pequenas sacolas plásticas podem fazer no oceano. Devido à quantidade de sacolas plásticas, e a profundidade em que parte delas se encontrava enterrada na areia, foi necessário acionar a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) para a retirada do material.

MP incentiva uso de agrotóxicos 

Em troca do apoio de parlamentares da bancada ruralista, o governo de Michel Temer promete enviar ao Legislativo, mais uma Medida Provisória (MP). Dessa vez, o objetivo é tratar da liberação e registro de pesticidas. Essa MP incentiva o uso de agrotóxicos e deve facilitar a liberação de novas substâncias, mesmo com o Brasil tendo batido recorde de registro de pesticidas em 2016

Novo porto em              São Francisco

O relatório de impacto sobre o meio ambiente (Rima) para a implantação do Porto Brasil Sul, na praia do Forte (também conhecida como praia do Farol), em São Francisco do Sul, já está disponível no site da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Foram identificados e avaliados ainda os 47 impactos ambientais, sendo 35 (74% deles) considerados negativos, oito (17%) positivos e quatro (9%) positivos e negativos. As medidas de mitigação ou de compensação dos impactos estão organizadas em 27 programas ambientais.

Justiça e reciclagem

Depois da parceria com a Coopvila, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) assinou termo de parceria com a Cooprel- Cooperativa dos Recicladores de Alagoas para a destinação dos materiais recicláveis e que realiza coleta seletiva de todo tipo de material que pode ser reaproveitado por meio da reciclagem há 13 anos. A Comissão Socioambiental da JFAL reforça a necessidade de que sejam mantidas as práticas de separação dos materiais recicláveis em cada unidade, a fim de que sejam destinados às cooperativas e não venham a ser descartados no lixo comum, prejudicando a subsistência dos catadores e causando impactos negativos ao meio ambiente.


Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia